Uma ação que tramitou em juízo absolutamente incompetente é julgada procedente, desfavorável à Fazenda Pública. O recurso de apelação da Fazenda é considerado intempestivo pelo Tribunal de Justiça. Nesse caso, responda:
4.1 Visto que o recurso de apelação não foi admitido, se for caso de remessa necessária e, após esta, a sentença for mantida por órgão colegiado competente, caberia ação rescisória para agitar a incompetência absoluta do juízo de primeira instância?
4.2 Na hipótese de o juiz singular não ter ordenado a remessa necessária, ela pode ser reconhecida de ofício após a apelação ter sido considerada intempestiva?
4.3 Se conhecida de ofício a remessa necessária, pode haver recurso adesivo de alguma das partes do processo?
4.4 Se for constatado que o recurso de apelação da Fazenda Pública não era intempestivo, mas decorreu o prazo de agravo interno contra a decisão que inadmitiu o apelo, caberia ação rescisória contra a decisão do Relator?
4.5 Na sentença o juiz rejeita a remessa necessária e em embargos de declaração é provocado, mas recusa novamente, em nova decisão. Contra esta última decisão, em que confirma a rejeição da remessa necessária, cabe alguma medida judicial?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
RELATÓRIO Cuida-se de ação de divórcio cumulada com pedidos de partilha de bens, definição de guarda dos menores, regularização de visitas e alimentos para a autora, proposta por A.S.R.N. contra J.P.N. Relata a parte requerente que foi casada com o requerido por quinze anos, sob o regime da comunhão parcial de bens, tendo do casamento advindo três filhos: P.R.N., G.R.N. e B.R.N., atualmente todos menores incapazes. Acrescenta que, antes do início do relacionamento, o requerido já era sócio-proprietário de uma empresa de informática e que, durante a relação conjugal, o casal adquiriu quatro imóveis: uma casa, atual residência do casal, dois apartamentos, uma fazenda e três veículos, patrimôni…
Uma sociedade empresária ajuizou ação de cobrança contra um fornecedor inadimplente. Durante a tramitação, o juiz determinou a citação do réu por edital, sem antes esgotar as tentativas de localização pessoal. A defesa alegou nulidade processual por ofensa a princípios constitucionais.
No mesmo processo, o advogado do autor sustentou a necessidade de tutela provisória de urgência, a fim de resguardar créditos futuros, tendo em vista risco de dissipação patrimonial. O magistrado indeferiu o pedido por entender ausente o requisito da probabilidade do direito.
Além disso, observou-se que o cartório da vara processou comunicações às partes fora dos prazos legais, o que acarretou questionamentos …
Discorra, à luz do Código de Processo Civil e da jurisprudência dos tribunais superiores [valor: 5,20 pontos], sobre o cabimento de reclamação para garantir a autoridade de precedente firmado no julgamento de casos repetitivos no STJ e no STF, quando verificada a aplicação inadequada da tese estabelecida no precedente a outro caso concreto [valor: 10,00 pontos].



