Uma sentença de obrigação de fazer, contra a Fazenda Pública, para entrega de medicamentos, fixa um prazo de dez dias de cumprimento, sob pena de incidência de multa diária, cujo valor é igual ao valor do medicamento, por dia de atraso. A sentença transita em julgado. A obrigação é cumprida no prazo de 30 dias após a intimação da Fazenda Pública. A parte interessada intenta cumprimento de sentença para cobrar a multa pelos 20 dias de atraso.
4.1 Pode se falar em preclusão ou coisa julgada quanto ao valor fixado a título de astreintes? (1,5)
4.2 Se ao impugnar o cumprimento de sentença, com alegação de excesso de execução, a Fazenda Pública deixa de juntar a planilha de cálculo, opera-se a preclusão para este expediente de juntada? (2,0)
4.3 Se o título judicial previsse, além da obrigação de pagar uma obrigação de fazer, o ajuizamento do cumprimento de sentença da obrigação de pagar interrompe a fluência do prazo prescricional da execução de obrigação de fazer? Justifique. (2,0)
4.4 Aplica-se prazo prescricional para a propositura de Cumprimento de Sentença? Caso positivo, qual seria o termo inicial da prescrição? (1,5)
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
XYZ Comércio Ltda., sociedade empresária atuante no setor de comércio a varejo, apresenta débitos inscritos em dívida ativa tributária, no valor de R$ 200.000,00, quanto à contribuição incidente sobre folha de salários em favor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC). Os fatos geradores de tais contribuições ocorreram durante todo o ano de 2016. Tais lançamentos nunca foram administrativa ou judicialmente impugnados.
Em razão de tais débitos, a empresa sofreu execução fiscal, ajuizada pela União em 03/04/2017, para cobrança da referida dívida. A ação foi distribuída para a 3ª. Vara Federal de Execuções Fiscais da sede da seção Judiciária.
Citada para pagar a dívida, com os ju…
Com base na jurisprudência consolidada pelo STJ e nas alterações promovidas pela Lei nº 14.230/2021 na Lei de Improbidade Administrativa, responda de forma fundamentada aos questionamentos abaixo:
1. Quais são os requisitos atualmente exigidos pela Lei nº 8.429/1992, com redação dada pela Lei nº 14.230/2021, para o deferimento da medida de indisponibilidade de bens? [valor: 1,30 pontos]
2. Quais são os limites legais impostos quanto aos bens que podem ser alcançados pela medida de indisponibilidade e qual a razão de tais restrições? [valor: 1,30 pontos]
3. As alterações promovidas pela Lei nº 14.230/2021 quanto à indisponibilidade de bens podem ser aplicadas aos processos em curso? [valor: 1…
Um dos problemas enfrentados no processo civil diz respeito à garantia de efetividade dos julgados, notadamente em relação às ações cujo objeto seja o pagamento de uma prestação pecuniária.
Nesse contexto, parte dos doutrinadores contemporâneos têm defendido o uso de medidas executórias atípicas como meio de garantir o resultado prático do processo.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca das medidas executórias atípicas no âmbito da execução por quantia certa, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Explique o que são as medidas executórias atípicas, indicando seu fundamento legal. [valor: 0,30 ponto]
2 Apresente dois exemplos dessas…



