Diversas instituições públicas e privadas têm utilizado a métrica ponto de função (PF) nas estimativas e no dimensionamento de tamanho funcional de projetos de software, devido aos benefícios de utilização dessa métrica, entre os quais se destacam: regras de contagem objetivas, independência da solução tecnológica utilizada e facilidade de estimativa nas fases iniciais do ciclo de vida do software.
O Tribunal de Contas da União (TCU) tem publicado vários acórdãos que recomendam a utilização da métrica ponto de função não ajustado em contratos de prestação de serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas.
Brasil. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Roteiro de métricas de software do SISP: versão 2.3. Brasília: MP, 2018 (com adaptações).
Considerando que o texto anterior tem caráter unicamente motivador, redija à luz do Manual de Práticas de Contagem de Pontos de Função, que dispõe sobre a análise de ponto de função (APF) um texto que atenda ao que se pede a seguir.
1 Cite o nome das duas funções de dados [valor: 1,20 ponto], defina cada uma delas [valor: 1,60 ponto] e explique seus respectivos objetivos [valor: 1,60 ponto].
2 Cite o nome das três funções de transação [valor: 1,50 ponto], defina cada uma delas [valor: 1,80 ponto] e explique seus respectivos objetivos [valor: 1,80 ponto].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um banco de dados pessoal é mantido tipicamente pelo indivíduo que o possui e o utiliza. Por sua vez, bancos de dados corporativos ou empresariais normalmente são importantes e complexos o suficiente para que a tarefa de projetar e manter o banco de dados seja confiada a um profissional administrador de banco de dados (DBA – database administrator), responsável por várias tarefas críticas.
Raghu Ramakrishnan e Johannes Gehrke. Sistemas de
gerenciamento de banco de dados. 3.ª ed. Tradução de Célia
Taniwake. Porto Alegre: AMGH, 2011, p. 18 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto a respeito da administração do banco de…
ITIL é um conjunto de boas práticas operacionais que pode ser aplicado na gestão de tecnologia da informação de uma empresa, com o principal objetivo de melhoria da qualidade dos serviços de TI da empresa, por meio de uma gestão com foco no cliente. Nesse caso, o trabalho é feito mediante um conjunto abrangente de processos e procedimentos de governança, que são separados em disciplinas. Como consequência, a organização pode fazer uma política que alinhe a TI ao core business da corporação e às suas principais estratégias de mercado. Uma das principais vantagens de ITIL é a sua flexibilidade: não há a necessidade de a organização adotar todos os métodos e as rotinas definidos pela política d…
João, analista de dados do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ), recebeu de seu chefe imediato a determinação de disponibilizar à equipe de desenvolvedores, por meio de objeto de banco de dados, as seguintes informações referentes aos ofícios gerados por determinados processos.
- número do ofício
- situação do ofício
- interessado
- data de entrega do ofício
- número do processo ao qual o ofício faz referência
Após conversar com os desenvolvedores, João identificou que o objetivo era proporcionar, via sítio do TCE/RJ, consulta pública a essas informações; a única exigência era que, na consulta pública, as pessoas somente pudessem visualizar informações referentes aos processos cad…



