Durante a execução do contrato público cujo objeto é a construção de um prédio e cujo regime de execução é a empreitada por preço global, foram constatadas as seguintes ocorrências.
I O tempo médio entre a realização da medição e o efetivo pagamento dos serviços realizados era de 45 dias, entretanto o edital de licitações previa um prazo máximo de 30 dias para pagamento, o que gerou cobrança de multa e juros de mora pela empresa em relação às medições anteriores.
II Surgiu um aumento de quantidades de serviços, oriundos de erros de projeto, o que acarretou acréscimos de 20% do valor inicial do contrato. Contudo, já haviam sido realizados acréscimos de serviços anteriores, o que dificultava um possível aditivo contratual.
III O cronograma encontrava-se atrasado e o principal motivo apresentado pela contratada foi um período de chuvas intensas durante a realização da obra, mas a fiscalização não concordou com o motivo, pois o atraso ocorreu em um período chuvoso previsto na região, comprovado pelo histórico pluviométrico.
Com base nas informações apresentadas na situação hipotética precedente, redija um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos:
1 a adequabilidade dos prazos de pagamento praticados; a aplicabilidade da multa e juros de mora em contratos públicos; as consequências para a fiscalização; [valor: 3,00 pontos]
2 a possibilidade de alteração de contrato por empreitada por preço global motivado por erro de projeto; os limites legais previstos para acréscimo de valores; as restrições possíveis ao aditivo devido a acréscimos anteriores; [valor: 3,00 pontos]
3 a justificativa legal possível para atraso de cronograma contratual por motivos climáticos; o embasamento para a discordância da fiscalização; os documentos necessários para a análise do pleito da empresa. [valor: 3,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Acerca da responsabilidade pessoal do agente público, responda aos seguintes questionamentos, de forma fundamentada na Constituição Federal de1988, na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) e na jurisprudência do STF.
1 – Que hipóteses ensejam a responsabilidade pessoal do agente público, de acordo com a LINDB? [valor: 0,60 ponto]
2 – Qual o entendimento do STF a respeito da constitucionalidade das hipóteses de limitação da responsabilidade civil e administrativa do agente público disciplinadas na LINDB, considerados a previsão constitucional acerca do assunto e o direito de regresso nela previsto? [valor: 2,50 pontos]
3 – Qual o entendimento do STF acerc…
O Tribunal de Contas de determinado estado da Federação editou ato normativo com a seguinte redação:
Art. 1.º O Tribunal de Contas, no exercício do controle externo, poderá:
I – examinar, previamente, a validade de contratos administrativos celebrados pelo poder público estadual;
II – sustar os contratos administrativos submetidos à sua apreciação.
Art. 2.º Os órgãos ou entidades públicas estaduais ficam obrigados a encaminhar cópia de edital de licitação já publicado, independentemente de prévia solicitação, para exame do Tribunal.
Art. 3.º As decisões do Tribunal de Contas que impliquem imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo judicial.
Art. 4º Nenhum dado gerado pel…
O órgão X, integrante da administração pública do DF, realizou licitação para a contratação de determinado serviço, pelo prazo de 2 anos. Na licitação, consagrou-se vencedor o consórcio ALFA, que, formado por duas empresas de pequeno porte (EPP), apresentou a melhor proposta, no valor de R$ 25 milhões. Decorridas todas as fases da licitação, com a celebração do respectivo contrato administrativo, a empresa BETA, que não participara do certame, apresentou denúncia ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) embasada em supostas irregularidades que teriam ocorrido na referida licitação e no seu respectivo contrato, a seguir descritas.
→ O edital da licitação não autorizava a participação …



