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Q144788 | Legislação Tributária dos Estados e do Distrito Federal
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2022

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A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), autarquia, em regime especial, vinculada à Secretaria de Infraestrutura do estado da Bahia, recebeu do Governo Federal, no ano de 2021, a quantia de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) para realizar uma obra pública no bairro de Ondina, localizado na capital Salvador. Acontece que após as obras, ocorreu a valorização dos imóveis localizados na região. A obra foi iniciada e concluída entre os meses de fevereiro e março de 2021.

Os irmãos Caim e Abel eram proprietários, conjuntamente, de um imóvel localizado no bairro de Ondina, avaliado em R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), no mês janeiro de 2021. Após a realização da obra pública, devido à melhoria da infraestrutura que a obra proporcionou ao bairro, o imóvel passou a ser avaliado em R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais).

O estado da Bahia decidiu cobrar Contribuição de Melhoria, em virtude da valorização imobiliária que ocorreu nos imóveis localizados no bairro de Ondina e efetuou o lançamento do tributo apenas contra o irmão Caim. Cabe destacar que no momento do lançamento o imóvel estava registrado no nome dos 2 irmãos. Ademais, todas as etapas para a implementação do tributo foram realizadas adequadamente e de acordo com a legislação.

Em fevereiro de 2022, os irmãos decidiram alienar o imóvel a Labão, que adquiriu o imóvel no valor de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais). Após a alienação do imóvel, Labão adotou várias medidas fraudulentas nos documentos do imóvel, a fim de enganar o fisco quanto à real valorização. Ficou claro que Labão estava realizando atitudes para fugir do real pagamento da contribuição de melhoria.

A partir da situação hipotética apresentada acima e o disposto na Legislação Tributária do estado da Bahia, redija um texto dissertativo que responda, de modo justificado, aos seguintes questionamentos.

1 – O estado da Bahia pode cobrar contribuição de melhoria em virtude da obra realizada pela autarquia? Explique.

2 – O lançamento foi realizado de maneira correta ao sujeito passivo? Explique.

3 – Qual a situação de Labão em relação à sujeição passiva? Explique.

4 – Quais penalidades Labão está sujeito? Explique.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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