Incentivos fiscais na Bahia
Líder na geração de energia elétrica a partir das fontes eólica e solar no país, na Bahia, de acordo com o Governo do Estado, aproximadamente 90% da capacidade instalada de energia elétrica é oriunda de fontes renováveis. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), através da força do vento, o estado produziu 12.590,21 GWh de janeiro a setembro de 2020. No caso da energia por fonte fotovoltaica, foi gerado 1.376,72 GWh no mesmo período. Com isso, de acordo com o Governo do Estado, atualmente, a Bahia tem capacidade de atender cerca de 13,5 milhões de residências apenas com energia gerada a partir dessas fontes renováveis. A previsão é a de que, até 2025, 130 parques eólicos e 57 empreendimentos solares entrem em operação comercial.
Dentre os mecanismos de incentivo à produção de energia limpa adotada pelo governo está a isenção de encargos como o PIS/PASEP e o diferimento de ICMS para importação de peças, equipamentos e componentes produzidos por fabricantes de turbinas eólicas ou entidades que façam manutenção e reparação dessas turbinas e demais equipamentos de geração deste tipo de energia limpa.
Ainda na linha dos ganhos proporcionados por ações ecologicamente corretas e economicamente viáveis, na capital baiana, proprietários de imóveis que adotem medidas de incentivo à proteção, preservação e recuperação do meio ambiente também recebe descontos. Isso ocorre através do Programa de Certificação Sustentável IPTU Verde, criado em 2015 pela Prefeitura de Salvador e que oferece até 10% de desconto para empreendimentos imobiliários residenciais, comerciais, mistos ou institucionais que realizarem inciativas sustentáveis em suas construções.
Fonte: https://bahia.ba/economia/incentivos-fiscais-ajudam-bahia-a-ser-lider-em-energias-renovaveis/
Considerando que o texto anteriormente apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo de maneira fundamentada, abordando os seguintes aspectos:
1 – Em que consiste o diferimento do ICMS?
2 – Quais os momentos previstos na legislação do estado da Bahia para o pagamento por diferimento?
3 – A concessão de diferimento depende de Convênio entre os estados? Explique.
4 – O estado da Bahia pode cobrar ICMS em operações interestaduais sobre energia elétrica no caso de o imposto ser pago por substituição tributária? Explique.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A empresa Alfa Indústria S/A, localizada no Paraná e atuante no setor de componentes eletrônicos, adquiriu insumos para produção e bens destinados ao ativo permanente. No período de apuração do ICMS, a empresa pretende utilizar créditos referentes a essas aquisições, porém há dúvidas sobre as condições necessárias para esse aproveitamento.
Além disso, a empresa adquiriu, em 01 de maio de 2024, uma máquina industrial pelo valor de R$ 480.000,00, com ICMS destacado na nota fiscal e alíquota de ICMS de 19,5%. Contudo, por questões logísticas, a máquina apenas entrou fisicamente no estabelecimento em 01 de junho de 2024. No mês de junho, a empresa obteve os seguintes valores de vendas:
Vendas tr…
A empresa Veigolino, localizada em Cuiabá-MT, atua no ramo de segurança e monitoramento. Em janeiro de 2021, a empresa encomendou do exterior um licenciamento de software personalizado para melhorar a atividade realizada. O software foi adquirido e o imposto pago no mesmo mês. Entendeu que, por se tratar de uma encomenda de mercadoria, recolheu, devidamente, o Imposto sobre à Circulação de Mercadorias e sobre a Prestação de Serviços (ICMS). No final de 2021, a empresa tomou conhecimento que o Supremo Tribunal Federal (STF), em 2 de fevereiro de 2021, mudou o entendimento sobre a tributação de tal operação. Assim, decidiu, em dezembro de 2021, solicitar a repetição de indébito do imposto reco…
O Fisco do Mato Grosso esteve presente na empresa Tintanic, a fim de verificar a quantidade de estoque presente em seu depósito. Foi apresentada a declaração de estoques existentes na data de 31/12/2021 e o termo de contagem físico de estoques realizado em 23/04/2022. Em ato contínuo, o Fisco realizou a auditoria fiscal eletrônica, confrontando as informações coletadas em visita fiscal com os dados registrados no banco de dados da Secretaria de Fazenda, na Escrituração Fiscal Digital – EFD e nas Notas Fiscais Eletrônicas – NF-e emitidas pelo contribuinte. Assim, o Fisco constatou inconsistências, anomalias, irregularidades, contradições e omissões no cruzamento de dados. Imediatamente após a…



