Amélia é proprietária de um imóvel que fica próximo a uma obra pública para implementação do metrô na região.
Devido à obra pública, que teve o valor de R$500.000.000,00 (quinhentos milhões de reais), seu imóvel foi valorizado em 15%. Na hipótese vertente, disserte sobre qual tributo poderia ser aplicado ao caso, bem como seus pressupostos e limites.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere a seguinte situação hipotética:
O Município de Navegantes instituiu uma taxa, denominada “Taxa de Serviços Urbanísticos”, que tinha como fato gerador os serviços combinados de coleta de lixo, limpeza pública e limpeza de conservação de ruas. O lançamento do tributo foi feito, então, para cobrá-lo de Tício, que residia em região supostamente coberta pelos serviços descritos. Acreditando estar sendo vítima de injustiça, Tício ingressou com ação de declaração de inexigibilidade da referida taxa, tendo sucesso em sua demanda. O juízo de primeira instância anulou o lançamento, pois ofendia o artigo 145, inciso II, da Constituição Federal. O Município, todavia, com base na in…
Geraldo, domiciliado no Município de Contagem/MG e proprietário de um terreno localizado no Município de Belo Horizonte/MG, efetuou a permuta do referido terreno com Pedro, domiciliado na capital mineira, que, em contrapartida, entregou a Geraldo uma chácara localizada na área rural também da capital mineira. Ambos os imóveis tinham o mesmo valor. O negócio foi realizado por meio de lavratura de escritura pública de permuta, no dia 15/02/2020, em cartório localizado em Belo Horizonte/MG. O registro da aquisição do imóvel urbano no Cartório de Registro de Imóveis foi realizado no mesmo dia. O terreno, localizado em perímetro urbano, possui em sua proximidade uma escola e uma unidade de saúde,…
Com a popularização da venda por meio de cartão de crédito muitas empresas têm sido alvo de autuações decorrentes da falta de contabilização das receitas operacionais e não-operacionais, conhecida como omissão de receitas. A falta de tais contabilizações pode ser detectada de diversos modos. Alguns deles estão expressamente mencionados nas legislações tributárias, caracterizando, até mesmo, a hipótese de presunção da omissão. Nesse sentido, considerando o previsto na Lei nº 7.378, de 1997 e nas normas do direito tributário, elabore um texto dissertativo discorrendo acerca das situações que constituem omissão de receita e a importância da identificação da natureza das receitas omitidas e os r…



