Uma indústria automobilística está lançando um novo veículo e, com base em experiências anteriores, ela acredita que o novo produto terá um enorme potencial de aceitação no mercado. De acordo com o departamento de marketing da empresa, para incentivar o consumidor, o produto deveria ser lançado com desconto. O departamento financeiro, por sua vez, discordou da iniciativa do marketing, sob o argumento de que, a partir de evidências da teoria da economia comportamental, o lançamento do produto abaixo do preço de referência poderia levar à ideia de que o produto apresentaria baixa qualidade, e o efeito final seria uma baixa aceitação do produto. Tendo em vista que a empresa atua em vários mercados globais, o CEO da indústria determinou um experimento amostral para avaliar qual departamento da empresa possuía a melhor proposta. Para tanto, no país A, o produto seria lançado ao preço de $ 49 mil, aumentando para $ 69 mil após duas semanas. No país B, o produto seria lançado ao preço final de $ 69 mil. Em cada país foi selecionada uma amostra de 60 lojas, totalizando-se 120 estabelecimentos. Os dados agrupados, por par aleatório (uma loja de cada país) de lojas, mostraram, após 6 semanas, os seguintes resultados.

Considerando os dados dessa situação hipotética e supondo que as vendas seguem uma distribuição normal de probabilidade e não possuem diferenças estatísticas entre os países, redija um texto atendendo ao que se pede a seguir.
1 Explique a finalidade de se utilizar o erro padrão para avaliar os diferentes modelos de vendas. [valor: 8,50 pontos]
2 Informe qual o departamento da empresa apresentou o melhor modelo de venda para a empresa. [valor: 10,00 pontos]
3 Calcule o intervalo de confiança com o objetivo de julgar se as médias de vendas nos dois modelos propostos são iguais. [valor: 10,00 pontos]

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Redija um texto dissertativo a respeito de modelos de regressão linear, abordando os seguintes aspectos:
1 vantagens e desvantagens do ajuste pelo método de mínimos quadrados; [valor: 9,50 pontos]
2 vantagens e desvantagens da modelagem pelo método de máxima verossimilhança; [valor: 9,50 pontos]
3 critérios de escolha entre o método de mínimos quadrados e o de máxima verossimilhança. [valor: 9,50 pontos]



