Apesar de o orçamento de um plano de previdência público de determinado país ser anual, os fluxos de recebimentos e pagamentos são diários. A análise atuarial desses fluxos é complexa, pois, apesar de os valores anuais se equilibrarem, diferenças localizadas entre as entradas e saídas das reservas podem gerar déficits, caso não tenham sido planejadas. Sabe-se, todavia, que os recebimentos costumam ser, de certa forma, regulares e uniformes no tempo. Assim, é necessário que dias de poucos pagamentos sirvam para acúmulo de reservas a serem gastas nos dias em que os pagamentos superarem os recebimentos. Considerar fluxos diários no cálculo atuarial, porém, pode revelar-se trabalhoso, já que a determinação de reservas se faz pelo cálculo de valor presente.
A partir dessa situação hipotética, na condição de especialista atuário contratado pelo governo do país em questão para ajudar o administrador do plano de previdência pública a modelar o melhor sistema para cálculo das reservas, em qualquer dia, de acordo com as projeções de pagamentos e recebimentos diários, redija um texto que explique a melhor maneira de realizar o cálculo pretendido.
Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Explique como é feito o cálculo das reservas por meio dos fluxos diários discretos. [valor: 9,00 pontos]
2 Explique como é feito o cálculo das reservas por meio dos fluxos diários contínuos. [valor: 9,00 pontos]
3 Compare os dois cálculos, mostrando como os parâmetros do cálculo discreto se convertem nos parâmetros do cálculo contínuo e explicando qual desses cálculos é o mais aplicável à situação descrita. [valor: 10,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
(…)
Foram financiados pelo regime 2 os seguintes benefícios: aposentadoria por invalidez e pensão por morte de segurados ativos.
(…)
Foram financiados pelo regime 3 os seguintes benefícios: aposentadoria por tempo de contribuição e idade, aposentadoria por invalidez e pensão por morte de segurados inativos.
Apesar de o orçamento de um plano de previdência público de determinado país ser anual, os fluxos de recebimentos e pagamentos são diários. A análise atuarial desses fluxos é complexa, pois, apesar de os valores anuais se equilibrarem, diferenças localizadas entre as entradas e saídas das reservas podem gerar déficits, caso não tenham sido planejadas. Sabe-se, todavia, que os recebimentos costumam ser, de certa forma, regulares e uniformes no tempo. Assim, é necessário que dias de poucos pagamentos sirvam para acúmulo de reservas a serem gastas nos dias em que os pagamentos superarem os recebimentos. Considerar fluxos diários no cálculo atuarial, porém, pode revelar-se trabalhoso, já que a d…
Redija um texto dissertativo explicando o que são os planos de benefício definido [valor: 7,00 pontos], de contribuição definida [valor: 7,00 pontos] e de contribuição variável [valor: 7,00 pontos], bem como abordando o papel do atuário no plano de contribuição definida e no pagamento de benefícios para as futuras gerações [valor: 7,50 pontos].



