Um paciente de 67 anos de idade, hipertenso e diabético, em acompanhamento recente por neoplasia no sistema nervoso central, compareceu ao pronto-socorro com quadro de epigastralgia em queimação, iniciada havia três horas e acompanhada de náuseas. Ele referiu piora progressiva da dor, apesar do uso de antiácido. Estava em uso de hidroclorotiazida 25 mg e metformina 1 g ao dia. No exame físico, apresentava: turgência de jugular a 45°, palidez cutaneomucosa, saturação de oxigênio (em ar ambiente) de 90%, pressão arterial de 88 mmHg × 54 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca de 90 bpm e ritmo cardíaco regular em três tempos (B4), sem sopros. O restante do exame físico foi normal. O resultado da troponina T (ultrassensível) foi de 0,004 µg/mL (VR até 0,010 µg/L), e o da CK-MB, de 1,7 ng/mL (VR até 4 ng/mL). O eletrocardiograma (com calibração padrão) do paciente mostrou o seguinte resultado.

Tendo como referência o caso clínico hipotético apresentado anteriormente, redija um texto estabelecendo o diagnóstico do paciente, de forma justificada, com base nos dados do caso clínico [valor: 12,00 pontos], e indicando, com a devida justificativa, a terapêutica recomendada para as próximas horas após o atendimento [valor: 26,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma paciente com 74 anos de idade, diabética e hipertensa, acordou com palpitações seguidas de dispneia intensa duas horas antes do atendimento. Ao exame físico, apresentava-se afebril, acianótica, com saturação de oxigênio à oximetria de pulso de 88%, extremidades frias, sudorese profusa, com batimento de asa de nariz, uso de musculatura acessória, frequência respiratória de 33 rpm, pressão arterial de 164 mmHg x 98 mmHg, frequência cardíaca de 107 bpm, turgência jugular a 45º e ictus cordis normal. A ausculta cardíaca revelou ritmo cardíaco irregular em três tempos (terceira bulha) sem sopros. Estertores crepitantes até ápice e bilateralmente foram observados à ausculta pulmonar. Os demais…
Um médico foi chamado para atender um paciente que perdeu os sentidos e caiu na recepção da emergência de um hospital enquanto aguardava para ser atendido. Todos os recursos do hospital estavam disponíveis. Durante o atendimento, o médico constatou que o paciente não respondia aos estímulos e estava sem pulso (momento 1). O desfibrilador chegou ao local do atendimento cerca de dois minutos após o início do atendimento e revelou o ritmo apresentado na figura 1 (momento 2), conforme ilustrado na figura 1. Após mais dois minutos, o monitor revelou o ritmo ilustrado na figura 2 (momento 3).

Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo respondendo aos seguintes qu…
Paciente do sexo masculino, com 65 anos de idade, diabético, comparece ao pronto-socorro com queixa de dor em joelho esquerdo há dois dias, com piora progressiva. Nega eventos traumáticos atuais ou prévios. Nega episódios de dores articulares prévias. Relata úlcera cutânea em antepé esquerdo sem tratamento adequado. Ao exame, apresenta joelho esquerdo com calor local, sinais de derrame articular, incapacidade de flexão do joelho e atitude em semiflexão, associado à incapacidade de apoio com o membro acometido. Sem outras alterações ao exame clínico. Apresenta radiografia do joelho sem sinais de alterações ósseas. Exames laboratoriais evidenciam proteína C-reativa 70 mg/L, global de leucócito…



