Em auditoria de regularidade, a equipe do Órgão Controle Interno do Poder Executivo estadual verificou que a Secretaria de Transportes de determinado Estado necessitava ampliar e modernizar sua malha de transporte metropolitano, incluindo os transportes de passageiros sobre trilhos e linhas de ônibus e, para tanto, celebrou contrato com investidores privados.
Em relação às linhas de ônibus metropolitanos, verifica-se que a tarifa cobrada dos passageiros é suficiente para cobrir as despesas operacionais, investimentos e retorno do capital do operador privado. Então, foi realizada um contrato de Parceria Público Privada na modalidade patrocinada.
Já em relação aos trens metropolitanos, considerando os vultosos investimentos para aquisição de material rodante e sistemas, da ordem de R$ 500 milhões, e a modicidade tarifária aplicável, a receita tarifária que será proveniente da cobrança, pelo privado, dos usuários não é suficiente para garantir o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. Então, foi realizada um contrato de Parceria Público Privada na modalidade administrativa.
A equipe de auditoria solicitou informações ao responsável pelo órgão setorial de controle interno da Secretaria de Transporte acerca das metas previstas no plano plurianual, a fim de verificar a compatibilidade das contratações com o PPA do Estado. Todavia, o responsável pelo sistema de controle interno informou que a avaliação de tais metas extrapolam as competências do controle interno, logo, caberia ao controle externo obter as informações requeridas.
Considerando a legislação que rege os contratos públicos e as normas constitucionais acerca dos controles internos e externos, elabore uma dissertação respondendo, necessariamente, o que se pede a seguir:
- Com relação ao transporte de ônibus, a modalidade escolhida foi adequada? É necessário que a seleção do privado se dê por procedimento licitatório? A quem deve ser atribuído o risco da exploração do negócio, incluindo variação da demanda de passageiros: ao Poder Público ou ao operador privado?
- No que diz respeito à modernização e exploração das linhas de trens metropolitanos por investidor privado, a modalidade contratual escolhida foi adequada? Existe a possibilidade de o Poder Público realizar algum pagamento ou desembolso, em favor do privado, antes da fruição dos serviços decorrentes da modernização a cargo do investidor privado? Discorra sobre as garantias contratuais aplicáveis.
- Discorra sobre a procedência da manifestação do responsável pelo sistema de controle interno, apresentando as competências constitucionais previstas bem como um exemplo prático de atuação envolvendo cada uma das finalidades listadas.
- No caso de irregularidades nos contratos apurados, o Tribunal de Contas do Estado poderia determinar diretamente a sustação? E se a irregularidade fosse no procedimento licitatório?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Questões Relacionadas
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE-SP), instaurou procedimento de auditoria em face da empresa SigmaTech Soluções Integradas Ltda., contratada para fornecer sistemas de monitoramento a diversos órgãos públicos. A investigação teve origem em denúncia anônima recebida pelo canal de integridade, indicando o pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos estrangeiros para viabilizar a exportação de software a um país parceiro do Estado em programa de cooperação tecnológica.
No curso das apurações, identificou-se também a ocultação de valores provenientes dessas transações por meio de interpostas pessoas jurídicas, o que levou à atuação conjun…
Em matéria de concurso público para ingresso de pessoal no serviço público, responda as perguntas a seguir de forma objetivamente fundamentada e de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal.
a) É constitucional lei estadual que dispõe que, em concurso público para ingresso na carreira militar estadual, das vagas ofertadas no edital, 15% serão destinadas às candidatas do gênero feminino? Discorra sobre o tema.
b) É constitucional a vedação a que candidato aprovado em concurso público venha a tomar posse no cargo, por não preencher os requisitos de gozo dos direitos políticos e quitação eleitoral, em razão de condenação criminal transitada em julgado?
Após regular procedimento licitatório regido pela Lei n.º 8.666/1993, um determinado estado brasileiro X celebrou contrato administrativo com determinada sociedade empresária para a execução de importante obra pública no estado.
No entanto, devido a denúncia sobre irregularidade na execução do contrato, foi instaurado processo administrativo para apuração, pelo qual ficou comprovada a subcontratação total do objeto do contrato, não admitida no edital e no contrato, ensejando-se a aplicação da penalidade de declaração de inidoneidade à sociedade empresária para licitar e contratar com a administração pública.
Diante desse cenário, a Alta Administração, para fins de tomada de decisão, solicit…



