Texto 1
Uma das formas de se classificar uma política educacional consiste em enquadrá-la em uma política de Estado ou de governo, com o fim de considerar a maneira como ela será conduzida e implantada na esfera pública. Assim, enquanto uma política de governo se refere a um programa, ação ou plano desenvolvido para vigorar durante o período de um mandato governamental , uma política de Estado alude a um plano, uma ação ou um programa educacional com objetivos de longo prazo, elaborado para durar por um período que vai para além do exercício político de determinado partido, ou do representante deste, à frente de uma entidade do Estado, em nível municipal, estadual ou federal.
Guia prático da Política educacional no Brasil: Ações, planos, programas
e impactos / Pablo Silva M. Bispo dos Santos – 2. ed. rev e ampl.
– São Paulo: Cengage Learning, 2016, p.8.
Texto 2
A concepção de educação integral com a qual partilhamos, que embasa a proposta de extensão do tempo escolar diário, reconhece a pessoa como um todo e não como um ser fragmentado, por exemplo, entre corpo e intelecto. Entende que esta integralidade se constrói através de linguagens diversas, em variadas atividades e circunstâncias. A criança desenvolve seus aspectos afetivo, cognitivo, físico, social e outros conjuntamente. Não há hierarquia do aspecto cognitivo, por exemplo, sobre o afetivo ou social. Por isso, as atividades a que é exposta devem envolver multiplicidade de aspectos para benefício de seu desenvolvimento. Por outro lado, a criança vai se desenvolver de qualquer maneira, com escola ou sem ela, com mais tempo ou não no ambiente escolar – o processo educativo se fará de alguma forma. Mas será que com tempo escolar restrito a criança conseguirá ter garantida “a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola” (Art. 206 da Constituição)? Ou será suficiente para “assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores” (Art. 22 da LDB)?
Lúcia Velloso Maurício
(Escritos, representações e pressupostos da escola pública de horário
integral.Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 15-31, abr. 2009. Disponível
e m h t t p : / / p o r t a l . i n e p . g o v . b r / d o c u m e n t s /
186968/485895/Educa%C3%A7%C3%A3o+integral+e+tempo+integral/
798ad55d-4bfe-4305-a255-5da3bd750092? version=1.3)
Texto 3
“Serão conjugados todos os esforços objetivando a progressão das redes escolares públicas urbanas de ensino fundamental para o regime de escolas de tempo integral.”
LDBEN, Lei nº 9394/96 – Art. 87, Inciso I, § 5º
A partir da leitura dos textos e de seus conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, com 15 a 40 linhas, que responda à seguinte questão: Qual a relevância de uma política pública educacional no Brasil como a escola de tempo integral para a aprendizagem dos alunos?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“A luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis da cultura. A distinção entre cultura popular e cultura erudita não deve servir para justificar e manter uma separação injusta, como se do ponto de vista cultural a sociedade fosse dividida em esferas incomunicáveis, dando lugar a dois tipos incomunicáveis de fruidores. Uma sociedade justa pressupõe o respeito dos direitos humanos, e a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito.”
Antonio Candido
(Adaptado: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011)
Considerando os textos lidos nesta prova e o trecho acima, soli…
A revisão histórica nos revela que a assistência educacional em estabelecimentos carcerários foi novamente ressignificada pela perspectiva de educação como direito de todos, consolidada com a promulgação da Constituição Federal de 1988, conforme se lê em seu artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Alisson J. O. Duarte; Helena O. Sivieri Pereira. Aspectos históricos da educação escolar nas instituições prisionais brasileiras do período imperial ao século XXI. Educação Unisinos, …
Trecho I
O que deu errado com os millennials, geração que foi de ambiciosa a “azarada”.
A primeira geração a conviver desde cedo com computadores pessoais, smartphone, internet e o fluxo global de informações tinha grandes expectativas sobre si própria: com mais anos de educação em relação a seus pais e de composição mais socialmente diversa, os millennials sonhavam com mais prosperidade e impacto global do que muitos gerações que vieram antes.
No entanto, pesquisas internacionais apontam que os millennials – cuja idade atualmente varia entre 26 a 40, mais ou menos – são mais propensos a ter dívidas do que seus antepassados e levam mais tempo, em média, para sair da casa dos pais ou para ati…



