Um Estado federado brasileiro constatou, ao final de um quadrimestre, que sua dívida consolidada ultrapassou o limite legal estabelecido. com base nessa afirmação e no que a Lei Complementar n ° 101/2000 dispõe a respeito dessa matéria , pede-se:
a – Quais as providências que Estado federado deverá tomar , na fluência do prazo legal concedido , para que a referida dívida seja reconduzido ao seu limite? Indique o prazo, ou os prazos, previstos na lei, para que o estado consiga atender novamente limite de endividamento.
b – Quais são as obrigações e as vedações legais aqui o Estado federado estará sujeito, durante a fluência do prazo referido na pergunta anterior, enquanto perdurar esse excesso?
c – Quais as consequências para esse ente federado, se o excesso perdurar, mesmo depois de vencido o prazo para retorno da dívida ao limite?
d – as normas para recondução da dívida consolidada aos limites permitidos pela legislação aplicam-se à quais outros casos de descumprimento de limite de endividamento?
e – a Lei de Responsabilidade Fiscal presente hipóteses de suspensão do prazo de recondução da dívida ao limite ou de dilação deste prazo? Em caso afirmativo, em quais situações?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O governo de um determinado e Estado brasileiro, visando o aperfeiçoamento de quatro de seus servidores públicos da Administração direta e buscando melhorar a qualidade do serviço público, está cogitando tomar as seguintes providências: i – enviar um projeto de lei aumentando o quadro de servidores em 20%%, mediante a criação de novas vagas para carreira “X”; ii – enviar um segundo projeto de lei, aumentando permanentemente as alíquotas do ICMS referentes às operações e prestações internas e, ao mesmo tempo, reduzindo ou extinguindo benefícios fiscais, de modo a cobrir o aumento das novas despesas anunciadas.
Responda às perguntas abaixo, com base nos dados do enuncia…
Suponha que, ao apresentar seu voto, na condição de Relator do parecer prévio relativo às contas anuais do Governador, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado tenha indicado as seguintes inadequações nas Contas do Exercício de 2021: i) descumprimento da destinação mínima de recursos à Saúde, nos termos do §2º , do art. 198 da CF, eis que o Estado estaria considerando, para tal cômputo, despesas efetuadas em decorrência de programações orçamentárias obrigatórias, com recursos oriundos de emendas impositivas; ii) desvinculação indevida do percentual de 20% dos recursos destinados a fundos estaduais em afronta ao parágrafo único do artigo 8º da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e ao regr…
Um grupo de três cidadãos apresentou Denúncia ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará contra atos praticados pelo Governo do estado, nos termos dos artigos 56 e seguintes da lei estadual 12.509/95, apresentando um rol de dez fatos ocorridos durante os exercícios financeiros de 2013 e 2014, respectivos documentos, nos termos legais. segue abaixo a transcrição da Denúncia.
Fato 1 – ao Celebrar contrato de gestão onde já estavam contempladas todas as liberações financeiras provenientes do orçamento anual para fazer jus cronograma de desempenho previsto, o Governo do Estado ainda decidiu ajustar com a organização social nesse mesmo instrumento a permissão para uso de prédio público e de s…



