A Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF estabeleceu normas para as Finanças Públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Com o advento dessa lei, passaram a serem exigidas ações planejadas e transparentes da administração pública, incluindo a prevenção de riscos e à correção de desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas. Um dos mais importantes inseridos nesta disciplina foram os gastos com a seguridade social.
Nos termos da LRF, responda fundamentadamente:
a – Quais as condições para criação, majoração ou extensão de um benefício ou serviço relativo à Seguridade Social?
b – Qual o papel do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas caso um órgão por ele fiscalizado extrapole os limites legais definidos em lei para a despesa total com pessoal, nele inseridos os gastos com inativos e pensionistas?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere que o Estado esteja passando por uma situação de constrição fiscal, decorrente da queda da atividade econômica e, consequentemente, da arrecadação de impostos estaduais, o mesmo ocorrendo no âmbito federal.
Diante de tal situação, o Governador do Estado decidiu adotar algumas medidas, a fim de obter determinados resultados com base no que entendeu ser o embasamento legal e as justificativas para tanto:
a. Alienação de ações representativas do controle de empresas estatais e medidas para obtenção de superávit do orçamento corrente, para fins de aumentar a receita corrente liquida e, consequentemente, a base sobre a qual é aferido o limite de comprometimento de despesas com pessoal e…
Suponha que, ao apresentar seu voto, na condição de Relator do parecer prévio relativo às contas anuais do Governador, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado tenha indicado as seguintes inadequações nas Contas do Exercício de 2021: i) descumprimento da destinação mínima de recursos à Saúde, nos termos do §2º , do art. 198 da CF, eis que o Estado estaria considerando, para tal cômputo, despesas efetuadas em decorrência de programações orçamentárias obrigatórias, com recursos oriundos de emendas impositivas; ii) desvinculação indevida do percentual de 20% dos recursos destinados a fundos estaduais em afronta ao parágrafo único do artigo 8º da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e ao regr…
O prefeito de determinado município do Sudeste, antevendo a possibilidade de sua reeleição para o período de 2013- 2016, começou a se preocupar com a sua popularidade a, diante da forte queda das receitas tributárias municipais e com acentuada diminuição dos montantes das transferências constitucionais ocorridos durante seu mandato 2009-2012. Em razão disso, pensou em recorrer a operações de crédito por antecipação de receita, para poder cobrir insuficiências de caixa no exercício de 2011 e 2012.
Responda às perguntas abaixo , com base nos dados do enunciado imagens normas da Lei Complementar n ° 101/00, indicando o dispositivo legal que fundamenta sua resposta.
a – esse município esta…



