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Q126964 | Direito Constitucional
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2015
Órgao: TCE-AM - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

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Entidade privada sem fins lucrativos participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde – SUS mediante convênio firmado com o estado do Amazonas. Ainda que o convênio esteja sendo cumprido regularmente pelas partes é que a Entidade esteja sendo administrada a contento, a entidade privada enfrenta dificuldades financeiras para realizar obras de conservação e adaptação do imóvel em que o atendimento à população é realizado, sendo tais obras necessárias para a adequada prestação os serviços de saúde.

Considerando que não há órgão público que preenche o serviço de saúde à população do local em que sediada a referida entidade, o estado do Amazonas pretende conceder-lhe subvenção para viabilizar a realização de melhorias no imóvel e com isso garantir a adequada prestação dos serviços de saúde no âmbito do SUS, uma vez que essa medida que mostra financeiramente mais viável o Estado do que a criação de órgão público voltado a prestação de serviços de saúde.

Nessa situação, responda, fundamentadamente:

a – a Constituição Federal permite que a referida entidade participe de forma complementar do Sistema Único de Saúde – SUS? Se a entidade tivesse fins lucrativos, a Constituição Federal permite queria que participasse do SUS de forma complementar?;

b – a Constituição Federal permite o pagamento de subvenção à referida entidade, consideradas as justificativas apresentadas pelo Estado para sua concessão? Se a entidade tivesse fins lucrativos, a Constituição Federal permite queria que percebesse a subvenção?


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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