Administração pública municipal licitação a contratação de uma concessão administrativa para construção e exploração de um modal de transporte intermunicipal, com prazo de vigência de 20 anos, sendo que os serviços deveriam começar a ser prestados 8 anos após a contratação. Dentre as obrigações atribuídas ao poder concedente estava o gerenciamento das obras durante toda a fase de implantação e a verificação da prestação dos serviços, inclusive para avaliação de desempenho. A Administração não dispõe de estrutura material e de pessoal, tanto na Administração direta, quanto na indireta, para realização dessas atribuições.
Analise o caso proposto e responda, justificadamente:
a- por qual regime jurídico a Administração pública deverá contratar o gerenciamento de obras e a verificação de desempenho da prestação de serviços? Como deverá serfixado o prazo de vigência(s) contrato (s), considerando o período em que será necessária execução daquelas atribuições?
b- pode ser feita a contratação única para execução das duas atribuições do poder concedente no contrato descrito no preâmbulo?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um órgão público da União firmou um contrato para a construção de um hospital. Durante a execução do contrato, a Administração verificou a necessidade de modificar o projeto para melhor adequação técnica aos seus objetivos e ajustar o valor contratual devido ao acréscimo de serviços não previstos inicialmente. Além disso, surgiu a necessidade de modificar o regime de execução da obra por questões técnicas e alterar a forma de pagamento devido a circunstâncias supervenientes. O contratado, por sua vez, expressou dúvidas sobre as justificativas e a legalidade dessas alterações, buscando esclarecimentos sobre seus direitos e obrigações conforme a lei.
Com base nas informações acima redija um te…
Tendo como base as regras previstas na Lei nº 14.133/2021, no âmbito da execução de um contrato administrativo, responda, de forma fundamentada:
1. Há possibilidade de alteração unilateral do contrato pela administração pública?
2. Em que situações o contrato pode ser alterado por acordo entre as partes?
Juliana estava grávida de seu segundo filho e teve uma gestação perfeitamente saudável com acompanhamento de pré-natal pelo SUS. Quando entrou em trabalho de parto, dirigiu-se imediatamente para o Hospital Público Estadual, denominado “Mater”, em Santana-AP, onde ficou aguardando horas para ser atendida e foi proibida de ter a companhia de seu marido como acompanhante.
Uma vez iniciado o atendimento, em razão da demora e da perda de líquido, manifestou desejo da realização de parto por cesariana, porém a médica plantonista decidiu que deveria ser realizado o parto normal. Durante o parto normal, a parturiente foi constantemente humilhada pela médica, bem como foram ministrados re…



