Administração pública municipal licitação a contratação de uma concessão administrativa para construção e exploração de um modal de transporte intermunicipal, com prazo de vigência de 20 anos, sendo que os serviços deveriam começar a ser prestados 8 anos após a contratação. Dentre as obrigações atribuídas ao poder concedente estava o gerenciamento das obras durante toda a fase de implantação e a verificação da prestação dos serviços, inclusive para avaliação de desempenho. A Administração não dispõe de estrutura material e de pessoal, tanto na Administração direta, quanto na indireta, para realização dessas atribuições.
Analise o caso proposto e responda, justificadamente:
a- por qual regime jurídico a Administração pública deverá contratar o gerenciamento de obras e a verificação de desempenho da prestação de serviços? Como deverá serfixado o prazo de vigência(s) contrato (s), considerando o período em que será necessária execução daquelas atribuições?
b- pode ser feita a contratação única para execução das duas atribuições do poder concedente no contrato descrito no preâmbulo?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
João, professor de nível superior da Universidade Federal da Bahia e de nível médio do Governo da Bahia, foi aprovado no concurso de técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. No ato da posse, João declarou que já possuía dois cargos públicos de professor, mas que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, poderia acumular com o cargo técnico para o qual foi aprovado.
Considerando a situação hipotética apresentada e as disposições constitucionais acerca do tema, redija um texto dissertativo que aborde, necessariamente:
• O direito de João à acumulação pleiteada;
• Os requisitos para acumulação de cargos públicos;
• Caso tenha direito à acumulação, o soma…
Tendo como base as regras previstas na Lei nº 14.133/2021, no âmbito da execução de um contrato administrativo, responda, de forma fundamentada:
1. Há possibilidade de alteração unilateral do contrato pela administração pública?
2. Em que situações o contrato pode ser alterado por acordo entre as partes?
A Polícia Militar de um estado da federação organizou uma operação de fiscalização para controle de embriaguez na condução de veículos automotores. Para além das questões criminais possivelmente envolvidas, diante dos motoristas que se mostraram em desacordo com os níveis de álcool permitidos para a condução de veículos, aferidos mediante uso de instrumento específico (bafômetro), os agentes apreenderam os veículos, bem como autuaram e lavraram autos de infração e imposição de multas.
Em relação à atuação, responda aos questionamentos abaixo:
a) O caso narrado dependeria de prévio processo administrativo, com respeito ao contraditório e ampla defesa, sendo vedada a apreensão e a impos…



