Considere os itens abaixo:
– O respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.697/1998) e à Lei nº 8.090/1990 (ECA) no que tange à diversidade e à inclusão de alunos com deficiência;
– A relevância do papel do professor para a formação dos seus alunos (Vigotsky, 1998):
“[…] é preciso que haja efetividade, um vínculo entre o professor e os alunos, uma relação de confiança e afeto, para aprenderem a interagir, se comunicar e desenvolver empatia”.
(A importância do professor na formação dos alunos – SAE Digital)
Antônio é docente em uma classe do 5º ano do ensino fundamental e, cotidianamente, enfrenta desafios com sua turma. Responda, fundamentadamente, o que se pede nos casos a e b:
a. Diariamente, três alunos dirigem-se a um grupo de colegas afrodescendentes e indígenas, chamando-os por apelidos ofensivos. Os demais, temendo repreensões, nunca se envolvem nessas chacotas. Após várias advertências, suspensões e idas à coordenação, os três alunos continuam com a mesma atitude. Descreva como o professor Antônio poderia proceder para, efetivamente, modificar o comportamento de todos os seus alunos.
b. Em outra ocasião, o professor Antônio pediu para os alunos fazerem, em grupos, a encenação de um livro que haviam lido. Após orientá-los, verificou que Aline, uma aluna cadeirante, havia sido excluída das atividades do grupo por seus colegas, justamente por não conseguir caminhar. Descreva uma possível orientação do professor ao grupo de alunos para garantir a integração de Aline.
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Considere a situação apresentada a seguir:
O professor de História do 8º ano orientou os alunos a realizar pesquisa na biblioteca da escola e na internet, para que produzissem diferentes materiais sobre as identidades no Brasil do século XIX. Ao final do ano letivo, a coordenação da escola recebeu reclamações de pais de alunos, criticando a abordagem do professor de História e registrando preferir aulas expositivas e provas de verificação de conteúdo.
Tendo em vista a adoção da Base Nacional Comum Curricular, responda fundamentadamente:
a. De que fundamentos pedagógicos a coordenação deve se utilizar na mediação do conflito entre as famílias e o professor de História?
b. Em termos da formaçã…
Considere os itens abaixo:
– O respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.697/1998) e à Lei nº 8.090/1990 (ECA) no que tange à diversidade e à inclusão de alunos com deficiência;
– A relevância do papel do professor para a formação dos seus alunos (Vigotsky, 1998):
“[…] é preciso que haja efetividade, um vínculo entre o professor e os alunos, uma relação de confiança e afeto, para aprenderem a interagir, se comunicar e desenvolver empatia”.
(A importância do professor na formação dos alunos – SAE Digital)
Antônio é docente em uma classe do 5º ano do ensino fundamental e, cotidianamente, enfrenta desafios com sua turma. Responda, fu…



