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Q125925 | Direito Administrativo
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2011
Órgao: TCE-AP - Tribunal de Contas do Estado do Amapá

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A Prefeitura de um município do Estado do Amapá realizou certame licitatório para a construção de uma escola, obra que contou com financiamento parcial do Governo Federal, tendo ocorrido os seguintes eventos:

– A modalidade adotada foi a concorrência, com previsão de execução de forma indireta, sob o regime de empreitada integral.

– O valor orçado da obra foi R$ 1.000.000,00,

– Muito embora a elaboração do projeto básico tenha sido prévia ao edital, a Administração autorizou o desenvolvimento do projeto executivo concomitantemente à execução das obras.

– O recebimento das propostas foi agendado para o dia 30/05/2011.

– As publicações do resumo do edital ocorreram da seguinte forma: dia 10/4/2011 no Diário Oficial do Estado; dia 15/04/2011 em jornal de grande circulação no Estado; dia 20/4/2011 em jornal de circulação no Município.

– Três empresas elaboraram propostas: P1- R$ 500.000,00; P2- R$ 600.000,00; P3- 1.000.000,00.

– A vencedora foi a empresa P1, que ofertou a proposta no valor de R$ 500.000,00, tendo o contrato sido assinado em 1º/7/2011.

– A primeira medição foi realizada em 15/8/2011, tendo sido constatada a execução de 10% das obras, o que motivou a emissão de nota de empenho em 20/8/2011 no valor de R$ 100.000,00, com o respectivo pagamento realizado em 25/8/2011.

Posteriormente, o Tribunal de Contas do Estado do Amapá recebeu representação por parte da empresa P2, narrando os seguintes fatos:

– Não foi obedecida a sequência prevista na Lei de Licitações, que prevê a necessidade da elaboração do projeto executivo antes da execução das obras.

– No caso de obras por execução de forma indireta, a Lei de Licitações não prevê o regime de empreitada integral;

– Não foram respeitadas as condições legais para publicidade do edital;

– Não foi respeitado o prazo mínimo previsto na Lei de Licitações para o recebimento das propostas.

– A proposta da empresa P1 deveria ter sido desclassificada e declarada vencedora a empresa P2;

– Não foi respeitada a ordem das fases da despesa.

Elabore um texto manifestando-se pela procedência ou improcedência de cada uma das alegações constantes da representação. Fundamente sua resposta. Não é preciso demonstrar o cálculo matemático.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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