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Q125914 | Direito Administrativo
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2015
Órgao: TCM-RJ - Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro
Cargo: Auditor
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática90 linhas

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Uma equipe de fiscalização do TCM/RJ realizou a inspeção para verificação das contas do Poder Executivo do Município do Rio de Janeiro. Como resultado da análise da documentação, foi elaborado um relatório contendo 8 observações de irregularidades, conforme segue (letras “a” a “h”).

a – durante o exercício fiscalizado, houve aquisição de instalações e de imóveis que já estavam em utilização, além da realização de serviços anteriormente criados para atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis. Erroneamente, esses eventos foram classificados contabilmente como investimentos.

b – houve a concessão de recursos a titulo de subvenção a entidades atuantes na área de assistência social e meio ambiente, respectivamente.

c – foi aberto o crédito adicional especial para reforço de dotação orçamentária, tendo sido utilizado como fonte de recurso proveniente de excesso de arrecadação, calculado pela diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro.

d – considerando cada fonte diferenciada de recursos, foi constatada a quebra da ordem cronológica de pagamentos relativa à prestação de serviços.

e – foi realizada a concorrência para a venda de um imóvel, tendo constado como exigência de habilitação a comprovação da regularidade fiscal e de condições de qualificação jurídica, técnica e econômico-financeira.

f – foi realizada a doação de um imóvel da Prefeitura com encargos, tendo havido dispensa de procedimento licitatório.

g – durante o exercício, houve a realização de alienação de ativos da Prefeitura, cujos recursos foram utilizados da seguinte forma: 60% para a aquisição de um imóvel; 25% para a aquisição de uma ambulância; 15% para a aquisição de material de consumo. A evidenciação dessa variação patrimonial e aplicação dos recursos advindos da alienação do mencionado imóvel foram registradas no Anexo de Metas Fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

h – foi realizada a licitação do tipo menor preço para a construção de uma escola, nos seguintes termos da tabela abaixo.

A empresa D apresentou a menor proposta e foi declarada vencedora. Todavia, essa proposta deveria ter sido declarada inexequível e considerada vencedora a proposta apresentada pela empresa C.

Na condição de Auditor Substituto de Conselheiro, emita um voto apreciam do cada uma das observações contidas no relatório da fiscalização, concluindo se são irregulares de fato ou não.

Observação: as respostas podem ser feitas objetivamente por item, não havendo a necessidade da especificação dos artigos de lei.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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