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Q125907 | Direito Administrativo
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2015
Órgao: TCM-GO - Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás
Cargo: Auditor de Controle Externo

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Com o intuito de preservar a realidade ética, social, histórica, geográfica, cultural, política econômica local, o Prefeito de um determinado Município goiano idealizou construir o “Museu de História Social dos Municípios do Estado de Goiás”. O primeiro passo para a concretização desse projeto foi à construção da sede própria do museu. O artigo 37, XXI, da Constituição Federal exige que esse tipo de despesa seja precedido de um processo de licitação pública. O Prefeito quis que o museu fosse um presente surpresa a população, a ser entregue no dia do aniversário da cidade. O orçamento ficou em R$ 2.000.000,00, em razão da necessidade de técnica especial para execução das obras de fundação, devido às características do terreno. A obra foi realizada com recursos municipais, estaduais e federais. Os fatos ocorreram da seguinte forma:

a- a ideia original era a realização por pregão, em razão da celeridade do processo, mas o setor jurídico da prefeitura emitir o parecer no sentido de que essa modalidade não era aplicável ao caso.

b- por ser um presente e uma surpresa para a cidade, o Prefeito decidiu que todo processo licitatório fosse sigiloso.

c- a modalidade adotada foi o convite, tendo sido convidadas três empresas do ramo de construção civil.

d- não houve a publicação do edital, em razão do caráter sigiloso.

e- para celeridade do processo, o prefeito autorizou o desenvolvimento dos projetos básico e executivo concomitantemente com a execução das obras.

f- como condição de habilitação das empresas convidadas foi exigida a doação de cestas básicas a instituições carentes do Município.

g- foi permitida a cotação em moeda estrangeira para garantir o valor real e atualizado das propostas.

h- as três propostas foram apresentadas no mesmo valor, tendo sido declarada vencedora empresa que doou mais cestas básicas, conforme cláusula de desempate prevista no edital.

A obra foi entregue a tempo e fez parte das festividades oficiais em comemoração ao aniversário da cidade.

Tendo em vista o histórico apresentado especifique, item por item, filme os fatos ocorridos houve ou não atendimento à legislação que rege esse tipo de despesa pública. Observação: as respostas podem ser feitas objetivamente por item, não havendo a necessidade da especificação dos artigos de lei.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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