Determinado órgão público se beneficiou de serviços prestados por uma empresa particular. A aludida empresa, contudo, não fora remunerada pela Administração Pública por conta dos serviços prestados ao argumento de que referidos serviços, embora prestados correta e satisfatoriamente, foram contratados sem a devida observância do processo licitatório de modo que, diante desta flagrante ilegalidade na contratação, não haveria outra saída que senão declarar sua nulidade e, por conseguinte, não haveria como a deferir a remuneração da empresa privada pelos serviços que teria prestado em favor do Estado. Tal posição da Administração Pública gerou insatisfação no seio da direção da empresa, a qual alegou ter prestado os serviços de boa-fé.
No caso hipotético acima, desde a perspectiva do direito financeiro, a posição da Administração Pública ao não efetuar a remuneração da empresa pelos serviços prestados estaria correta? Haveria a possibilidade de ser efetuado o referido pagamento? Qual(is) o(s) procedimento(s) correto(s) a ser(em) adotado(s) neste tipo de situação? Fundamente.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em 2020, o Ministério Público do Estado de Roraima instaurou inquérito civil para apurar suposto esquema de corrupção em dado município, formado a partir de 2016, e que consistia na conduta de dois auditores fiscais e do secretário municipal que exigiam propina de empresários para concessão de determinada licença administrativa. Em troca, também havia redução no valor do tributo municipal incidente sobre a atividade empresarial.
Na portaria de instauração do IC, constavam como investigados os agentes públicos e as seis empresas e respectivos sócios que pagaram propina.
No curso da instrução, foram ouvidos os investigados e as testemunhas, e determinado afastamento do sigilo bancário e fiscal…
Um órgão público contratou empresa terceirizada para prestação de serviço continuado de limpeza e conservação. Após o contrato assinado, durante a fase de execução, ocorreram as seguintes situações:
Situação 1) a proposta foi entregue em 20/01/202X. Em 19/07/202X, o sindicato da categoria publicou nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a qual previa um aumento de 5% no valor pago aos profissionais da limpeza. A empresa, em 19/08/202X, solicitou à fiscalização o reajustamento (em sentido estrito) do contrato, retroativo à data da CCT, a fim de se adequar aos novos valores previstos na CCT.
Situação 2) em 19/01/202X+1, a empresa solicitou reajustamento dos preços de materiais e insumos no …
Determinado órgão público federal celebrou contrato administrativo com a empresa Construtora Saúde Viva Ltda. para a construção de uma unidade básica de saúde. Após o início da execução, constatou-se que o projeto necessitava de alteração substancial nas especificações técnicas para adequação aos padrões do Ministério da Saúde.
Diante disso, o gestor público determinou, unilateralmente, a modificação do contrato, ampliando em 35% o valor inicialmente pactuado. Posteriormente, verificou-se que a empresa contratada atrasou reiteradamente a entrega de materiais e executou parte da obra em desconformidade com as especificações técnicas, desobedecendo, ademais, ordens expressas da fiscalização. A…



