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Q122265 | Direito Administrativo
Banca: Instituto AOCPVer cursos
Ano: 2012
Órgao: TCE-PA - Tribunal de Contas do Estado do Pará
Cargo: Auditor de Controle Externo - TCE-PA

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Determinado órgão público se beneficiou de serviços prestados por uma empresa particular. A aludida empresa, contudo, não fora remunerada pela Administração Pública por conta dos serviços prestados ao argumento de que referidos serviços, embora prestados correta e satisfatoriamente, foram contratados sem a devida observância do processo licitatório de modo que, diante desta flagrante ilegalidade na contratação, não haveria outra saída que senão declarar sua nulidade e, por conseguinte, não haveria como a deferir a remuneração da empresa privada pelos serviços que teria prestado em favor do Estado. Tal posição da Administração Pública gerou insatisfação no seio da direção da empresa, a qual alegou ter prestado os serviços de boa-fé.

No caso hipotético acima, desde a perspectiva do direito financeiro, a posição da Administração Pública ao não efetuar a remuneração da empresa pelos serviços prestados estaria correta? Haveria a possibilidade de ser efetuado o referido pagamento? Qual(is) o(s) procedimento(s) correto(s) a ser(em) adotado(s) neste tipo de situação? Fundamente.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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