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Q119786 | Controle Externo
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2012
Órgao: TCE-SP - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Cargo: Auditor
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática120 linhas

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DECISÃO – No município de Jabuticabeira, interior do Estado de São Paulo, o Prefeito Municipal, pretendendo executar serviços para melhoria das estradas rurais, inclusive pavimentação dos trechos próximos a chegada da área urbana, celebrou os seguintes contratos, com declaração de inexigibilidade de licitação, por notória especialização:

a – com a empresa Agricultura Leasing S/A, contrato de leasing operacional de máquinas necessárias à execução dos serviços, oferecendo assistência técnica, no valor de R$ 600.000,00, com pagamentos mensais durante 3 anos, e, ao final, exerceu a opção de compra, conforme facultado no contrato;

b – com a empresa Serviços de Estradas Rurais Ltda. especialmente constituída por todas as empresas construtoras sediadas no município, que concorreram em partes iguais para a formação do capital social, cujo objeto era fornecer mão de obra para operar as máquinas, durante 5 anos, pagando o município uma remuneração que cobria o valor estipulado para esse fornecimento de mão de obra, compreendendo todas as despesas da empresa contratada, inclusive o pagamento de salários e encargos sociais devidos aos empregados, mediante prestação de contas mensal, sendo que devia a empresa, também, cobrar dos proprietários rurais o equivalente ao dobro do valor da taxa de conservação de estradas, na qual foram inventados pelo prazo de 10 anos, porque também ocorreu valorização dos imóveis de, conforme lei aprovada pela Câmara Municipal. Esse valor é apropriado pela empresa, como lucro líquido, nos termos do contrato. As obras foram executadas sem qualquer questionamento dos munícipes, durante 4 anos , quando , então, o Ministério Público ajuizou ação de improbidade administrativa contra o Prefeito Municipal, que havia sido reeleito, por entender e legais os contratos firmados e a cobrança feita aos agricultores. Encerrada a instrução processual, ficou provado que os contratos com as empresas não eram superfaturados e que as melhorias das estradas efetivamente ocorreram.

Ação foi julgada improcedente, fundamentando o Juiz de Direito que a procedência da ação de improbidade administrativa exige prova de prejuízo ao erário ou enriquecimento ilícito de autoridades ou servidores. o autor apelou, reiterados argumentos no sentido improcedência do pedido, a vista das disposições que entender pertinentes da Lei 8429 , de 2 de junho de 1992.

Elabore voto, como relator da apelação do Tribunal de Justiça. Deverá o voto conter breve relatório, do qual conste o pedido, formulado pelo Ministério Público , segundo que ele entendeu cabível , fundamentação e parte dispositiva.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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