Narcisa ajuizou ação de repetição de indébito em face da União Federal perante Justiça Comum Estadual para reaver o valor do laudêmio que lhe foi cobrado em duplicidade. A sentença julgou procedente a pedido condenando a União ao pagamento do valor pedido acrescido de honorários advocatícios. Houve apelação da União pedindo a tomada da decisão pela improcedência do pedido. O Tribunal de Justiça rejeitou o recurso e manteve integralmente a sentença. Após o transito em julgado da decisão, o Procurador Geral da União Federal percebe que houve nulidade da decisão em razão da incompetência absoluta da Justiça Comum Estadual para conhecer do feito.
a. Qual o procedimento que deverá ser adotado pela União Federal para reverter o resultado da sentença transitada em julgado? Fundamente sua resposta.
b. Qual(is) o(s) atos processual(is) que poderia(m) ter sido utilizado(s) pela União na ação de repetição de indébito para evitar a nulidade processual apontada? Fundamente sua
resposta.
c. Haveria alguma forma de evitar o prosseguimento do processo descrito com o vicio na nulidade, independente da iniciativa da União? Fundamente sua resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Júlio procurou a Defensoria Pública informando que é comerciante ambulante e exerce sua atividade com um trailer de alimentação denominado “Crepe do Júlio”, instalado, principalmente após às 18h, na praça central de um município do interior. Em razão de reiteradas reclamações de moradores acerca de barulho e aglomeração de frequentadores do local, fiscais municipais interditaram o trailer e determinaram a cessação imediata da atividade, fundamentando-se no atendimento ao interesse público.
Oficiada pela Defensoria Pública, a Prefeitura informou que inexiste, na legislação local, norma que autorize ou regulamente o exercício da atividade alimentícia em trailers em espaço público, motivo pelo …
Considere a seguinte situação hipotética:
No dia 25 de Novembro de 2014, foi publicada a Lei Estadual nº 01 aumentando a base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores para o exercício de 2015 no Estado do Piauí.
No dia 27 de Novembro de 2014, foi publicada a Lei Estadual nº 02 instituindo impostos sobre templos de qualquer culto localizado no Estado do Piauí.
No dia 3 de Dezembro de 2014, foi publicada a Lei Estadual nº 03 instituindo imposto sobre o patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos com sede no Estado do Piauí.
No dia 12 de Dezembro de 2014, foi publicada a Lei Estadual nº 04 instituindo imposto sobre jornais com circulação somente dentro do Estad…
Redija um texto dissertativo que responda, de maneira fundamentada, de acordo com o Código Tributário Nacional, aos seguintes tópicos:
- Nos casos de tributos sujeitos a lançamento por homologação, existem regras para a contagem do prazo decadencial. Qual é o prazo de contagem do prazo decadencial caso o sujeito passivo efetue o pagamento antecipado, sem exame prévio do fisco? Explique o que ocorre caso o fisco não adote qualquer providência e qual deverá ser a providência adotada pelo fisco caso se constate alguma diferença entre o pagamento realizado e o valor real devido.
- A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva. …



