A partir do fato hipotético a seguir relatado, elabore a fundamentação de um parecer respondendo às indagações feitas:
“A empresa X, constituída sob a forma de Responsabilidade Limitada no Estado do Rio de Janeiro, comercializa combustíveis e lubrificantes com os Postos de Gasolina do Paraná. Segundo a Lei Paranaense do ICMS a empresa X é sujeito passivo do ICMS por substituição tributária. Referida empresa X vendeu mercadorias aos Postos de Gasolina do Paraná durante 3 anos e nunca pagou o Imposto Estadual devido, embora todos os meses informasse ao Estado do Paraná, por meio de GIA (Guia de Informação e Apuração) o valor do tributo por ela próprio apurado, nos termos da Legislação aplicável. Pleiteia a empresa X alteração do cadastro do ICMS na Secretaria da Fazenda, aduzindo que ocorreu alteração contratual, para retirada da sociedade de todos os sócios anteriores para ingresso de dois novos sócios”.
A Secretaria de Estado da Fazenda, tendo dúvidas quanto ao Lançamento, à sujeição passiva e à responsabilidade dos sócios questiona:
1) O sujeito passivo da tributação em questão é a Empresa X, que está sediada no Rio de Janeiro ou os Postos de Gasolina sediados no Paraná e responsáveis pela revenda dos combustíveis e lubrificantes aos consumidores finais?
2) É preciso que seja formalizado procedimento administrativo de Lançamento para constituição dos créditos tributários relativos aos 3 anos de ICMS não pagos?
3) Da inscrição dos créditos tributários em Dívida Ativa será preciso notificar o sujeito passivo?
4) A alteração cadastral requerida pelos sócios retirantes da sociedade implica na impossibilidade de sua responsabilização pelo pagamento do ICMS?
5) Em que caso ocorrerá a responsabilização pessoal dos sócios da Empresa X? Todos poderão ser responsabilizados?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



