O caso apresentado abaixo é fictício, elaborado de acordo com elementos factuais aleatoriamente escolhidos, de modo a observar pontos do conteúdo programático do concurso.
O Ministério Público Estadual (“MP”) enviou ofício à Prefeitura do Município de Rômula requerendo esclarecimentos acerca da contratação, em 2013, da empresa Jacta Comunicação Ltda. (“Jacta”) no mandato anterior do atual Prefeito Caio e do Ex-Secretário Municipal Tácio. O ofício, inclusive, indica que a apuração dos fatos visa elucidar eventual existência de responsabilidade político-administrativa, e, crimes de responsabilidade, com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n° 8.429/1.992), bem como eventual prejuízo ao erário.
O contrato com a Jacta, no valor de R$ 100.000,00, seguiu o critério de inexigibilidade de licitação para contratação da aclamada dupla sertaneja Espartaco e Pompeu por oportunidade do aniversário da cidade, com base no disposto na Lei de Licitações, após assinatura do processo licitatório pelo Secretário Tácio. A Jacta foi apresentada a Caio e Tácito como empresária exclusiva para realização da contratação.
O MP apura se a homologação do processo licitatório teria sido ilegal, uma vez que Prefeito Caio, em tese, teria contratado ilegalmente a empresa Jacta, por inexigibilidade, para que fosse a responsável pela contratação dos artistas, ainda que ela, Jacta, não fosse, de fato, a empresa detentora permanente da mencionada dupla sertaneja.
Por fim, o MP aponta que a apuração dos fatos poderia ser objeto de eventual propositura de ação judicial cabível em face do Prefeito Caio, do Ex-Secretário Municipal Tácio, e da empresa Jacta.
Recebido o ofício, o Prefeito pediu à Procuradoria Jurídica do Município de Rômula um Parecer Jurídico acerca do caso, com base na legislação específica, demonstrando ao MP sobre a legalidade da contratação realizada.
Com base no exposto, redija o Parecer jurídico necessário.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Tício foi aprovado em concurso público para a prefeitura de Jarinu em 5 de março de 2018 para o cargo de professor de Matemática. Entretanto, Tício colou grau somente 10 dias depois da homologação do concurso, esta que ocorreu no dia 25 de março. Até a convocação, não estava em posse do diploma da instituição em que se graduou. Ocorre que a Prefeitura denegou a Tício a investidura do cargo, haja vista que o Edital do certame era explícito no sentido que o candidato deveria entregar cópia do certificado no momento da convocação. Depois de vários recursos pela via administrativa, Tício resolve no dia 5 de novembro de 2018 impetrar Mandado de Segurança em face da Prefeitura para ter garantido s…
O caso apresentado abaixo é fictício, elaborado de acordo com elementos factuais aleatoriamente escolhidos, de modo a observar pontos do conteúdo programático do concurso.
O Ministério Público Estadual (“MP”) enviou ofício à Prefeitura do Município de Rômula requerendo esclarecimentos acerca da contratação, em 2013, da empresa Jacta Comunicação Ltda. (“Jacta”) no mandato anterior do atual Prefeito Caio e do Ex-Secretário Municipal Tácio. O ofício, inclusive, indica que a apuração dos fatos visa elucidar eventual existência de responsabilidade político-administrativa, e, crimes de responsabilidade, com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei n° 8.429/1.992), bem como eventual prejuízo …



