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Q114101 | Legislação Tributária dos Estados e do Distrito Federal
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2021

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A autoridade fiscal do DF iniciou procedimento administrativo fiscal em uma empresa de comércio de eletrônicos (produtos de indústria de informática e automação), em face ao indício de que o contribuinte teria omitido receita tributável, apurado por meio dos valores das vendas efetuadas com cartão de crédito/débito, estes informados pelas respectivas administradoras de cartões, bem como considerando-se os valores escriturados no Livro Fiscal Eletrônico (LFE), no período de julho/2018 a dezembro/2020.

Em 29/03/2021, foi lavrado o Termo de Início de Ação Fiscal (TIAF), a fim de intimar-se e cientificar-se o contribuinte acerca do início do procedimento administrativo fiscal. Em 31/03/2021, o contribuinte, por seu preposto, foi notificado. Após a notificação, em 04/04/2021, o contribuinte reenviou os LFEs do período de agosto/2018, abril/2020 e setembro/2020.

Verificou-se, por meio da Ficha de Atualização Cadastral (FAC), o enquadramento do contribuinte no regime normal de apuração do ICMS.

Para o período fiscalizado, o Demonstrativo de Faturamento – cartão de crédito/débito totalizava R$21.359.334,44 e o LFE, antes do reenvio, apresentava faturamento no montante de R$469.388,80.

Por fim, todas as vendas foram a prazo e a empresa de cartão de crédito cobra uma taxa de 4% sobre o valor de venda, já incluída no valor constante no demonstrativo.

Considerando a situação hipotética apresentada acima e as normas aplicáveis ao ICMS e ao processo administrativo fiscal (PAF), redija um texto dissertativo que responda, de modo justificado, aos seguintes questionamentos.

  1. À luz da Lei nº 1.254/1996, no caso hipotético, ficou caracterizada a presunção da omissão de receita? Justifique. [valor: 0,50 ponto]
  2. No levantamento fiscal, quais as informações podem ser utilizadas para apurar o movimento real tributável? [valor: 0,50 ponto]
  3. O valor tributável pode ser arbitrado pela autoridade fiscal? Se sim, em qual(is) circunstância(s) [valor: 0,50 ponto]
  4. O contribuinte deixou de cumprir obrigação tributária acessória? Se sim, qual(is)? [valor: 0,50 ponto]
  5. Qual é o fato gerador, a base de cálculo, a alíquota e o ICMS devido pelo contribuinte? Fundamente considerando a situação hipotética. [valor: 1,25 ponto]
  6. O Fisco deverá considerar, no âmbito do PAF, as informações reenviadas pelo contribuinte em 04/04/2021? Justifique. [valor: 0,75 ponto]
  7. Os tributos devidos poderão ser compensados com créditos provenientes da operação anterior? [valor: 0,75 ponto]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Questões Relacionadas

MatériaLegislação Tributária dos Estados e do Distrito Federal
BancaCebraspe (Cespe)

Durante atendimento na Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe, um servidor foi questionado sobre a aplicação do ITCMD (Decreto nº 29.994/2015) nas situações abaixo:

  1. Transmissão de imóvel urbano localizado em Aracaju a herdeiro, decorrente de sucessão legítima, com valor superior a 500 UFP/SE;
  2. Doação de bem imóvel realizada pela União no âmbito de programa de regularização fundiária destinado à população de baixa renda;
  3. Transmissão “causa mortis” de único imóvel rural, de valor equivalente a 2.400 UFP/SE, a trabalhador rural que não possui outro imóvel e cuja renda mensal é de dois salários-mínimos.

Com base no Decreto nº 29.994/2015, responda, de forma fundamentada:

  1. Para cada situação…

Considerando a legislação que dispõe sobre o Processo Administrativo Tributário (PAT) no estado do Acre, redija um texto dissertativo que responda de maneira fundamentada aos seguintes questionamentos:

  1. Quem são os legitimados para formular consulta? Existe restrição de local para apresentar o pedido? Justifique. [Valor: 2,00 pontos]
  2. Qual o prazo para o fisco responder à consulta? Informe qual procedimento será adotado caso já tenha ocorrido decisão já tratada em outro processo. [Valor: 2,50 pontos]
  3. Em que circunstâncias a resposta à consulta perderá seus efeitos? [Valor: 2,50 pontos]
  4. Aponte 5 hipóteses em que a consulta não será reconhecida pelo relator. [Valor: 2,50 pontos]

O Estado do Rio de Janeiro celebrou convênio com determinados Municípios, visando à prestação de informações sobre o trânsito de mercadorias em seus territórios. No entanto, após alguns meses, diversos Municípios começaram a relatar que não estavam recebendo regularmente as informações das operações com cartões de crédito e débito ocorridas em seus territórios, dificultando a fiscalização e arrecadação do ISS. Diante disso, um grupo de Prefeitos requereu à Procuradoria-Geral do Estado a suspensão do repasse de recursos estaduais como medida coercitiva até a normalização do fornecimento dos dados. Ademais, identificou-se que, por decreto, o Governador concedeu anistia tributária a determinado…

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