No Estado do Pará o PROERD vem sendo executado desde 2002, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, sendo aplicado, exclusivamente, pela PMPA, através da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, a qual cabe a gerência do Centro de Capacitação e Prevenção Primária, unidade responsável pelas políticas de aplicação do PROERD no Estado do Pará.
Ao ser aplicado nas escolas, tem o objetivo de dar condições às crianças e adolescentes de tomarem decisões positivas frente aos problemas do cotidiano, principalmente àqueles relacionados às drogas e à violência e, também, é um elo de interação entre escola, família e polícia. Afinal observou-se que essa clientela está inserida em ambientes propícios ao consumo de drogas uma vez que ainda não aprendeu a Recusar, Explicar, Abster-se e Livrar-se das drogas (REAL), assim como o PROERD é uma ferramenta estratégica de resistências ao uso de drogas (Minas Gerais, 2012).
Neste sentido, Gauer et al. In: Gauer e Machado (2008, p. 255) apontam que:
(…) a partir da hipótese de que as crianças que não desenvolveram precocemente habilidades de interagir socialmente de uma forma adequada podem ser rechaçadas por seus pares e acabar se envolvendo em comportamentos pouco saudáveis como, por exemplo, atitudes violentas e uso de drogas ilícitas. Nessa perspectiva do desenvolvimento da saúde mental, os programas preventivos devem focalizar-se no treinamento assertivo e nas estratégias de comunicação, em combinação com habilidades para solução de problemas e tomada de decisões.
Érica Amanda da Silva Batista – 1º TEN QOPM
Chefe da Seção de Avaliação e Resultados do CCPP
Juniso Honorato e Silva – TEN CEL QOPM
Chefe do Centro de Capacitação e Prevenção Primária
(Disponível em: http://www.pm.pa.gov.br/?q=node/1869. Acesso em: 01/2017.)
Trio suspeito de violência doméstica e tráfico de drogas é detido no PA
Um dos suspeitos estava com prisão decretada por violência doméstica. Outros dois foram detidos por porte de drogas.
A Polícia Civil apreendeu drogas e prendeu em flagrante três homens por envolvimento em tráfico de drogas e violência doméstica, durante operação realizada em Tomé-Açu, nordeste do Pará. O balanço da ação foi divulgado nesta sexta-feira (9).
Um dos presos é Rosinaldo dos Santos Rodrigues que teve mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça por quebrar medidas protetivas em razão de processo de violência doméstica movido por sua ex-companheira. Segundo o delegado Alexandre Lopes, titular da delegacia do município, o acusado ignorou a decisão judicial e teve seu mandado de prisão expedido pela Comarca Judiciária. A equipe policial de Tomé-Açu, ao receber a ordem de prisão, saiu em diligências e conseguiu prender o acusado que agora está recolhido à disposição da Justiça.
(Disponível em: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/12/trio-suspeito-de-violencia-domestica-e-trafico-de-drogas-e-detido-no-pa.html.)
O uso de drogas é um mal social em todo o mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usam drogas ilícitas.
E a escola tem um papel fundamental na vida dos alunos nesse sentido. Para a consultora Ana Paula Mendonça, da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), a escola precisa se posicionar de forma ativa, já que o jovem passa a maior parte do seu tempo nesse espaço. “A escola deve ser o principal instrumento de conscientização e prevenção de drogas. Quanto antes esses procedimentos começarem, melhores são os resultados”.
Por isso, ela afirma que o diálogo é uma ferramenta importante nesse processo. “É preciso manter um diálogo aberto e frequente com os alunos mostrando a eles a importância de se alcançar maior inserção nas atividades escolares e possibilitando que eles ampliem de forma significativa a perspectiva de sucesso na vida. Isso é o contrário do que ocorre com uma pessoa que se envolve com drogas, que tem suas possibilidades de sucesso minimizadas e, por vezes, até a expectativa de vida é reduzida. Dessa forma, as escolas conseguem falar a linguagem dos alunos e trabalhar com o objetivo de minimizar a influência das drogas na vida dessas crianças e adolescentes”, garantiu a especialista.
(Disponível em: http://www.fdg.org.br/26-de-junho-dia-internacional-de-combate-as-drogas/. Acesso em: 01/2017.)
De acordo com os textos motivadores anteriores, redija um texto dissertativo acerca da temática:
“O processo de combate às drogas e aos efeitos provenientes de tal prática”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Urbanismo sustentável: entenda o conceito que estimula a criação de espaços para o convívio humano
Hoje, 50% das pessoas vivem nas cidades e a estimativa é que 80% da população mundial esteja vivendo nos centros urbanos, a maior parte, nas metrópoles, até 2050. Isso significa em torno de sete bilhões de pessoas dividindo condomínios, ruas, praças, centros comerciais e outros espaços urbanos. Possivelmente, se não houver uma mudança na forma de ocupação e exploração das cidades, a vida nesses ambientes ficará insustentável e suscetível a crises energéticas, hídricas e de combustíveis fósseis. Segundo projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2050, 60% da p…
TEXTO I

Há Promotorias de Justiça específicas sobre o tema na capital e nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Marabá, Marituba, Parauapebas, Redenção, Santa Izabel do Pará e Santarém. Nos demais Ministérios Públicos o atendimento pode ser feito por qualquer Promotor de Justiça designado para a região.
Em Belém, as Promotorias de Justiça da Infância e Juventude compõem-se de dez cargos de Promotor de Justiça divididos da seguinte forma:
Atuam na defesa dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, inclusive os relacionados à saúde. Na capital esta atribuição é de responsabilidade do 1º, 2º e 3º cargos que podem atuar de forma autônoma ou concorren…
Texto I
Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
VI – proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;
(…)
Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:
III – promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;
Fonte: Constituição Federal de 1988
Texto II
Rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais (2015)
A cidade de Mariana e as regiões ao seu redor foram tomadas por um rastro de destruição com o rompimento das barragens do Fundão e de Santarém, ambas da mineradora Samarco. Em seu caminho…



