Em uma reunião departamental, foi discutida a necessidade de implantar um instrumento jurídico para regulamentar as práticas entre a Entidade da Administração Pública Federal A – da qual você é funcionário(a) – e a Entidade Privada sem fins lucrativos B. Destaca-se que o objetivo do instrumento jurídico deveria pautar-se na ideia de que os participantes desejam o bem comum, não sendo admitida vantagem outra que não seja o objeto. Entre os possíveis instrumentos jurídicos, foram cogitadas a implantação de Contrato Administrativo ou de um Convênio. Você, ao contrário da maior parte dos funcionários votantes, optou pela implantação de um Convênio. Diante da divergência de opiniões, foi convidado(a) a defender seu ponto de vista, em uma próxima
reunião. Entre as dúvidas suscitadas, foram levantados os seguintes pontos:
Diferença entre Contrato Administrativo e Convênio.
Defesa da implantação do Convênio em detrimento da implantação do contrato.
Ao elaborar sua resposta, cite, pelo menos, cinco elementos que deverão constar na prestação de contas do Convênio.
Tendo em vista que você precisará de bons argumentos para justificar sua escolha, desenvolva um texto dissertativo de, no máximo, 50 linhas no qual responda e argumente as dúvidas apresentadas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com a Lei nº 14.133/2021, que estabelece normas sobre licitações e contratos administrativos, elabore sua resposta atendendo aos seguintes itens:
a) Cite as cinco modalidades de licitação e os cinco critérios de julgamento das propostas expressamente previstos na referida lei.
b) Considerando que uma Autarquia Municipal possua interesse na alienação de um imóvel de 400 metros quadrados, onde funciona uma repartição pública, responda quais são os requisitos
necessários para a alienação e a modalidade licitatória adequada.
c) Quais são as hipóteses expressas na referida lei que determinam a não aplicação das disposições dos Arts. 42 a 49 da Lei Complementar nº 123/2006, conferidas em…
Por intermédio de seu órgão competente, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu deu início aos atos preparatórios para a realização de licitação objetivando a construção da nova sede do Poder Legislativo, com valor estimado em R$ 3.000.000 (três milhões de reais).
No entanto, devido a diversas discordâncias acerca de eventuais ilegalidades que podem ser apontadas no procedimento licitatório, o processo administrativo foi encaminhado à Procuradoria Legislativa, visando esclarecer os pontos controvertidos listados a seguir.
Desse modo, considerando as disposições da Lei nº 14.133/2021, na qualidade de Procurador Legislativo, responda, de forma fundamentada, aos seguintes questionamentos/tópicos:
a) …
O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) é um instrumento essencial para a administração pública, destinado a apurar responsabilidades de servidores públicos no exercício de suas funções. Previsto na Constituição Federal e regulamentado por legislações específicas, sua finalidade principal é garantir a apuração justa e imparcial de eventuais infrações cometidas por servidores públicos, resguardando tanto os direitos do investigado quanto os interesses da administração e da sociedade.
Considerando o entendimento dos Tribunais Superiores aceca da temática, redija um texto dissertativo abordando os seguintes questionamentos:
1) O servidor inativo pode responder a processo administrativo dis…



