R., com quinze anos de idade, regularmente matriculado no quarto ano do ensino fundamental, na sala de aula comum e no atendimento educacional especializado (AEE), apresenta deficiência intelectual severa, com comprometimento cognitivo e neuropsicomotor, sua fala não é bem articulada, embora apresente coerência na organização das ideias, e tem dificuldades em assimilar as propriedades físicas de determinados objetos de conhecimento, como cor, forma, textura, tamanho, entre outras características. Ainda que bastante comunicativo e que estabeleça contato com todos os colegas, ele enfrenta dificuldade de socialização, pois às vezes fica inquieto. Regularmente, o adolescente toma medicação para evitar crises convulsivas.
Maria Jusciene de Oliveira Silva et. al. A importância do AEE e a mediação do professor na inclusão do aluno com deficiência intelectual na escola. Internet: www.uern.br> (com adaptações).
Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca dos procedimentos a serem adotados pelo professor do AEE responsável por atender o aluno em questão.
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 processos de aprendizagem adotados para inclusão e desenvolvimento do aluno; [valor: 4,50 pontos]
2 recursos utilizados para potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. [valor: 5,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Ana Maria Machado, escritora e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, disse certa vez que português e espanhol são duas línguas que “quase se entendem”. E quem já teve contato com ambos os idiomas deve ter percebido também que os lusófonos “quase entendem” os hispanófonos. Entretanto, os hispanos parecem ter dificuldade de entender o português. Ainda, grande parte dos migrantes latino-americanos no Brasil se encontra em situação de vulnerabilidade social, com pouquíssimos recursos financeiros, e agravada pelo rompimento dos laços familiares, linguísticos e culturais.
Internet: <revistagalileu.globo.com> (com adaptações).
Tendo como referência o fragmento de texto apresentado, …
Maria Luísa, 6 anos de idade, é aluna do primeiro ano do ensino fundamental. É uma menina admirada por todos pelo rico e variado repertório vocabular e por sua capacidade de conversar tanto com crianças da sua faixa etária, como com outras, mais velhas, e até com os adultos. Muito falante, questiona tudo que não compreende e não se cala enquanto não encontra respostas que a satisfaçam. Seus pais são comunicativos e gostam muito de brincar e conversar com ela. Nos finais de semana, a família sempre tem alguma programação cultural e de lazer. Além dos pais, Maria Luísa faz desenhos e outras atividades manuais com a avó materna, com quem também inventa músicas a partir dos desenhos que produzem…
A partir da utilização de tecnologias digitais, as trilhas de aprendizagem passaram a ser instrumentos de formação continuada em diferentes instituições, privadas ou públicas. A respeito do papel dessa metodologia no setor público, redija um texto dissertativo, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Conceitue trilhas de aprendizagem e aborde sua aplicação na formação continuada. [valor: 7,00 pontos]
2 Discorra sobre um desafio enfrentado na implementação dessa metodologia [valor: 3,50 pontos] e um de seus benefícios no desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais [valor: 3,50 pontos].
3 Explique como a adoção de trilhas de aprendizagem pode contribuir para o fortalecimento e a qualida…



