O Decreto n.º 7.983/2013 estabelece regras e critérios a serem seguidos por órgãos e entidades da administração pública federal para a elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da União. Além disso, esse decreto define orçamento de referência como detalhamento do preço global de referência que expresse a descrição, as quantidades e os custos unitários de todos os serviços — incluídas as respectivas composições de custos unitários —, necessários à execução da obra e compatíveis com o projeto que integra o edital de licitação. Considere que ao se analisar um orçamento de referência elaborado para a licitação da construção de uma nova edificação, tenha sido identificada a seguinte estrutura de custos:

Com base nas informações acima apresentadas, responda com embasamento necessários ao aspectos relevantes das parcelas que compõem o custo indireto da estrutura de custos e que devem ser adotadas em orçamentos de referência de edificações.
Ao elaborar seu texto, faça, necessariamente, o que se pede a seguir:
- Defina custos diretos e indiretos;
- Descreva cada uma das parcelas que compõem os custos indiretos;
- Discuta a correção da estrutura de custos observada no orçamento da edificação em tela.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A despeito de todos os avanços na geração e divulgação de informações contábeis por entidades públicas, um desafio que ainda persiste se refere às informações de custos. A institucionalização de tais informações tem o potencial de auxiliar na tomada de melhores decisões em termos de alocação de recursos e avaliação de resultados. A NBC T 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público e o Manual de Informações de Custos do Governo Federal (Portaria STN nº 518/2018) proveem bases conceituais para avanços nessa área.
A partir do contexto apresentado, elabore um texto que aborde os seguintes elementos:
a) indicação de dois objetivos da adoção de um sistema de informação de custos em um…
O Decreto n.º 7.983/2013 estabelece regras e critérios a serem seguidos por órgãos e entidades da administração pública federal para a elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da União. Além disso, esse decreto define orçamento de referência como detalhamento do preço global de referência que expresse a descrição, as quantidades e os custos unitários de todos os serviços — incluídas as respectivas composições de custos unitários —, necessários à execução da obra e compatíveis com o projeto que integra o edital de licitação. Considere que ao se analisar um orçamento de referência elaborado para a licitação da…
Os esforços para uma efetiva implementação da gestão de custos nas entidades públicas têm evoluído e ganhado arcabouço normativo.
Na concepção de um sistema de custos em uma entidade, é necessário definir, entre outros parâmetros, o sistema de acumulação e um adequado método de custeio, de acordo com as especificidades da entidade e de suas necessidades informacionais. Para auxiliar um servidor responsável por apresentar ao gestor uma proposta de concepção de um sistema de custos para uma entidade pública, elabore um texto que aborde, à luz da NBC T 16.11 Sistema de Informação de Custos do Setor Público, os seguintes itens:
a) finalidade de um sistema de acumulação de custos, explicando dois…



