O Novo Regime Fiscal é um instrumento central da política de reequilíbrio fiscal do Governo Federal é a Emenda Constitucional nº 95/2016, que estabeleceu um limite para os gastos federais, equivalente à despesa de 2016, corrigida, em cada ano, pela inflação.
[…] A partir de 2027, o Poder Executivo poderá reavaliar a metodologia de correção do teto de gastos a cada quatro anos, sempre no primeiro ano de mandato do Presidente da República […] Reformas adicionais garantirão o cumprimento do teto no período subsequente até que se completem os 10 anos iniciais do Novo Regime Fiscal. Por fim, este estudo evidencia o impacto distributivo, em diferentes faixas de renda, de algumas medidas necessárias para se alcançar o controle da despesa proposto, mostrando que as reformas tornarão o País menos desigual.
Adaptado da Fonte: Teto dos gastos: o gradual ajuste para o crescimento do país. Ministério da Fazenda, dez.2018
Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.
a) Discorra sobre os principais determinantes do aumento da despesa previdenciária no período recente e apresente as perspectivas de futuro para esse componente do gasto público.
b) Explique em que consiste o novo regime fiscal estabelecido pela Emenda Constitucional n.º 95/2016, apresente seu objetivo, sua vigência, o limite sobre os gastos por ele impostos e algumas das implicações do seu descumprimento e cite ao menos dois exemplos.
c) Disserte sobre os desafios que a trajetória de expansão real do gasto previdenciário impõe em termos de alocação e priorização de recursos públicos, notadamente quanto às dificuldades para a implantação de políticas públicas na ausência de uma reforma do sistema previdenciário.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Áreas de Preservação Permanente (APP) são áreas protegidas pela Lei 12.651/2012, o “Novo Código Florestal Brasileiro”, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
As Áreas de Preservação Permanente estão localizadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água; ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios d’água naturais ou artificiais; nas nascentes; no topo de morros, montes, montanhas e serras; nas encostas ou partes destas; nas restingas, como fixadoras de dunas …
Imagine que você seja um agricultor do interior de São Paulo que produz soja. Como toda sua renda vem da venda da soja, você se empenha para tornar a sua terra o mais produtiva possível.
Você acompanha as condições de clima e do solo, verifica sinais de pragas e doenças, também estuda os últimos avanços da tecnologia agrícola. A fórmula do negócio é simples: quanto mais você cultiva mais terá para vender após a colheita e, consequentemente, sua renda e seu padrão de vida serão mais elevados.
Um dia, a Universidade de Campinas (UNICAMP) anuncia uma grande descoberta. Pesquisadores do departamento de agronomia desenvolveram um novo tipo de soja hibrida que aumenta em 20% a produção por hectare…
Com a aplicação do regime de metas de inflação (1999), assegurar o poder de compra da moeda tem sido o principal objetivo da política monetária adotada pelo Banco Central. A importância atual da taxa de juros básica (Selic) é a principal demonstração dessa assertiva. Baseando-se nisso, responda:
a) Quais são os instrumentos clássicos de política monetária do Banco Central?
b) Explique cada um deles, inclusive a forma de controle da oferta monetária.



