
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Longas jornadas de trabalho podem aumentar as mortes por doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Trabalhar muitas horas pode provocar numerosos efeitos mentais, físicos e sociais. “A pandemia da covid-19 piorou a situação, pois os trabalhadores podem ser afetados por riscos psicossociais adicionais decorrentes da incerteza da situação de trabalho e do aumento da jornada de trabalho”, diz Vera Paquete-Perdigão, diretora do Departamento de Governança e Tripartismo da OIT.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo contínuo, entre 20 …
A proteção à saúde e à segurança do trabalhador está prevista na Constituição Federal e em legislações específicas que visam reduzir riscos ocupacionais e garantir a dignidade no ambiente laboral. O cumprimento das normas de medicina e segurança do trabalho envolve tanto medidas preventivas quanto reparatórias, incluindo exames admissionais, periódicos e de retorno ao trabalho, além de programas de gestão de riscos e acompanhamento médico contínuo.
Nesse contexto, é fundamental refletir sobre a importância da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, das medidas de promoção à saúde e de prevenção de acidentes, bem como da atuação estatal diante dos agravos ocupacionais.
Co…
Um trabalhador está submetido à exposição de poeira. Foi realizado um trabalho para colher amostra da poeira.
A seguir, são apresentados os dados referentes às informações adquiridas por um instrumento que colhe a amostra do ar no ambiente de trabalho, por meio de um filtro.
Dados:
Massa inicial (massa do filtro do instrumento): 9,746mg.
Massa final (massa do filtro do instrumento mais poeira): 11,0mg.
Vazão inicial do ar (no início da passagem do ar pelo filtro): 2,0 litros/minuto.
Vazão final do ar (no final da passagem do ar pelo filtro): 1,8 litro/minuto.
Tempo de amostragem: 2 horas.
Porcentagem de quartzo: 1,4%.
Pede-se:
a) a massa da amostra para esta verificação;
b) a vazão média do …




