Nas IES:
- Com exceção das instituições que se dedicavam à formação específica de pedagogos empresariais, observou-se que os currículos não eram adequados para formar pedagogo apto a atuar no setor corporativo.
- Os coordenadores de curso, embora soubessem da importância de formar profissional capacitado para atuar na educação corporativa, ainda não haviam desenvolvido ou proporcionado condições para que tal formação acontecesse efetivamente em seus cursos.
- As IES ainda não se haviam aproximado das empresas, para facilitar o acesso de seus alunos ao mercado de trabalho ou para suprir as demandas de conhecimentos pedagógicos dessas empresas.
- Ainda predominava o conceito tradicional de treinamento, o que diminuía as possibilidades de trabalho em que prevalecessem ações educacionais efetivas e duradouras.
- As necessidades básicas de formação dos colaboradores ainda não estavam plenamente atendidas, o que dificultava a adoção de ações educacionais mais elaboradas.
- Apesar do aumento do número de profissionais formados nos últimos anos, ainda era pequeno o número de educadores realmente preparados para trabalhar na educação corporativa.
- Havia pouca autonomia na tomada de decisões pelo setor de educação corporativa acerca das questões educacionais e peculiaridades locais; o processo decisório era centralizado na diretoria da sede.
Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009, p. 231 (com adaptações).
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- conceito de educação corporativa;
- distinção entre educação corporativa e treinamento tradicional;
- missão das universidades corporativas;
- relação das universidades corporativas com as instituições de ensino superior;
- focos da atuação da área de educação corporativa na solução dos problemas identificados na pesquisa.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A aprendizagem é, ainda hoje, um fenômeno que desperta curiosidade e interesse de pesquisa de profissionais de diversas áreas. O funcionamento cerebral, as interações, as contingências e outros aspectos têm sido objeto de investigação ao longo da história da educação e da psicologia. Muitas teorias foram criadas para tentar explicar esse fenômeno fundamental ao desenvolvimento da espécie humana.
Considerando que as informações precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca das contribuições do cognitivismo e do sociointeracionismo para a compreensão do processo de aprendizagem. Ao elaborar seu texto, apresente os princípios fundamentais de cada uma das refe…
A opinião de educadores sobre o uso do celular em sala de aula pode variar de acordo com o contexto cultural, a idade dos alunos, o tipo de educação e objetivos pedagógicos. A seguir, são
apresentados alguns argumentos de especialistas.
- Potencial para distração: o uso indiscriminado de celulares em sala de aula pode levar a distrações, prejudicando o aprendizado e a participação dos alunos nas atividades escolares.
- Impacto no desempenho acadêmico: o uso excessivo de telefones celulares pode interferir negativamente no desempenho acadêmico, especialmente quando os alunos o utilizam para fins não relacionados ao estudo durante as aulas.
- Ferramenta educacional: alguns especialistas acreditam q…
Acerca do ensino híbrido e da educação a distância no âmbito da educação corporativa, bem como das metodologias ativas que podem contribuir para a educação de adultos, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.
1 Apresente o conceito de educação a distância. [valor: 10,00 pontos]
2 Apresente o conceito de ensino híbrido. [valor: 10,00 pontos]
3 Escolha uma das metodologias ativas a seguir e descreva como ela pode contribuir para a educação corporativa: [valor: 18,00 pontos]
a) sala de aula invertida;
b) aprendizagem baseada em problemas;
c) gamificação na educação.



