Nos últimos anos, o crescimento do ramo de geração distribuída (GD) de energia elétrica tem despertado interesse geral, especialmente porque novas tecnologias têm sido lançadas e amplamente discutidas nos fóruns técnicos que abordam o assunto. No Brasil, a partir de 2004, essa modalidade de geração de energia ganhou significativo interesse, quando a GD foi mencionada na Lei n.º 10.848/2004, que dispõe sobre a comercialização de energia elétrica. Alguns preveem que, nos próximos anos, o crescimento de GD em relação às fontes de geração central de energia poderá ser comparado ao avanço dos microcomputadores em relação aos computadores centrais.
- Conceitue geração distribuída e geração central de energia;
- Cite, pelo menos, três tipos de tecnologias utilizadas para geração distribuída;
- Indique as vantagens da geração distribuída em relação às fontes de geração central;
- Descreva o processo de cogeração, destacando a forma como esse processo ocorre, suas vantagens e limitações.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Na vistoria referente à última medição da obra de uma edificação que está em fase final de execução, os seguintes aspectos foram observados.
O quadro elétrico Q1 do primeiro pavimento está apresentando desarmes sucessivos do DR, com origem indefinida, pois ocorrem a partir do uso de diversos circuitos. O engenheiro da contratada pretende trocar esse DR, mas não encontra similar no mercado, por isso sugeriu a substituição provisória do dispositivo por um disjuntor tipo curva B com a mesma quantidade de fases que o DR atual protege.
O quadro Q2 do segundo pavimento está com desligamento do circuito fisicamente mais distante do quadro, o qual alimenta uma máquina de ar-condicionado em 2.640…
Em certa atividade relacionada a sistemas de medição e controle elétrico, um engenheiro eletricista necessita propor uma solução para realizar um processamento analógico específico, visando à modificação e ao armazenamento de um sinal elétrico com as características específicas. O sinal de origem é não periódico e possui componentes em frequência entre 0 Hz e 1 kHz. A amplitude desse sinal varia entre 0 V e 1 V. Assim, por meio de circuitos elétricos com resistores, capacitores e, apenas se necessário, amplificadores operacionais, deseja-se
1 eliminar o nível DC e atenuar as frequências inferiores a 5 Hz;
2 atenuar significativamente as frequências superiores a 100 Hz;
3 amostrar o sinal res…
A empresa XYZ foi contratada para realizar o retrofit das instalações elétricas de uma edificação. O fiscal técnico do contrato, em vistoria de rotina, identificou que a empresa instalara os circuitos que alimentam aparelhos de ar-condicionado no quadro de distribuição A, enquanto os circuitos de tomadas de força e iluminação foram instalados no quadro de distribuição B.
Nos circuitos dos aparelhos de ar-condicionado, foram instalados disjuntores classe B e, nos circuitos de tomada de força, disjuntores classe C.
O eletricista, a fim de economizar material, passou 2 circuitos de tomadas, cada um com condutores de 2,5 mm² e um de ar-condicionado, com condutor de 16 mm², no mesmo eletroduto em…



