sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q100826 | Pedagogia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2013
Órgao: MPU - Ministério Público da União
Cargo: Analista do Ministério Público da União
Adaptada20 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

De acordo com analistas dos mais diferentes campos do conhecimento, o impacto das novas tecnologias da comunicação e informação (TICs) tem sido cada vez mais significativo sobre a sociedade contemporânea, e o processo de globalização tem imposto novos padrões de consumo e de comportamento. No campo da educação, observa-se a influência das TICs sobre as variáveis psicológicas do aprendiz, conforme defende César Coll em Educação e aprendizagem no século XXI. As novas tecnologias, entretanto, não influenciam apenas os sujeitos. Os novos modos de organizar a informação têm levado ao desenvolvimento de um novo modo de viver e conviver, podendo-se mesmo acreditar em uma mudança de paradigmas e no desenvolvimento de uma nova ordem econômica, social e política.
Na área educacional, o desenvolvimento de novas plataformas de aprendizagem tem-se tornado uma realidade cada vez mais presente. As escolas de educação básica da rede pública de ensino têm incorporado lentamente tais tecnologias. A universidade aberta, no âmbito do ensino superior, é uma realidade. A educação a distância, depois de décadas, foi regulamentada e passou a existir de fato como mais uma modalidade disponível para a sociedade, o que só se tornou possível com o uso de ferramentas como a plataforma Moodle, um software livre de apoio à aprendizagem executado em um ambiente virtual, e o 4Learn, software de aprendizagem. Independentemente da plataforma empregada, o fato concreto é que a educação passa a se desenvolver com a utilização de novos paradigmas de ensino-aprendizagem e de avaliação.
Considerando o texto acima, que tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
O USO DAS TICS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
  • impacto das TICs sobre a sociedade e o indivíduo;
  • aplicação e função das plataformas virtuais no processo de ensino e aprendizagem;
  • desafios advindos do emprego dessas plataformas na avaliação de estudantes.
Esta questão foi adaptada para 20 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaPedagogia
BancaCebraspe (Cespe)

Apesar das diferentes ênfases que formam as especificidades de suas teorias, Paulo Freire e Milton Santos se encontram em diversos aspectos, já que ambos trazem às suas análises esse movimento permanente, em que o espaço forma os sujeitos, mas também os sujeitos formam e participam das relações que constituem o espaço. O lugar é uma das escalas de maior dimensão das ocorrências espaciais e é também nesse lugar que se vislumbra o subespaço da escola como uma forma de convivência que nos apresenta potências.

SILVA, PINTO. Diálogos entre Paulo Freire e Milton Santos na formação de professores de Geografia. 2020 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter motivador…

A independência do Brasil, quando se torna inevitável, é empreendida pela metrópole colonial, que translada para cá a parcela mais vivaz e representativa das classes dirigentes lusitanas e sua burocracia mais competente. Aqui sediada, se mimetiza de brasileira e tão bem organiza a independência para si mesma que continua regendo o Brasil por oitenta anos mais. No curso dessas décadas, enfrenta e vence todos os levantes populares, matando seus líderes ou os anistiando e se incorporando sem ressentimento ao grupo dominante.

Darcy Ribeiro. O povo brasileiro — a formação e o sentido do Brasil. São Paulo, 1995 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto apresentado, redija um texto ac…

A opinião de educadores sobre o uso do celular em sala de aula pode variar de acordo com o contexto cultural, a idade dos alunos, o tipo de educação e objetivos pedagógicos. A seguir, são
apresentados alguns argumentos de especialistas.

  • Potencial para distração: o uso indiscriminado de celulares em sala de aula pode levar a distrações, prejudicando o aprendizado e a participação dos alunos nas atividades escolares.
  • Impacto no desempenho acadêmico: o uso excessivo de telefones celulares pode interferir negativamente no desempenho acadêmico, especialmente quando os alunos o utilizam para fins não relacionados ao estudo durante as aulas.
  • Ferramenta educacional: alguns especialistas acreditam q…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários