- conceitos e princípios arquivísticos que devem fundamentar a proposta de diagnóstico da massa documental acumulada e de levantamento do acervo documental.
- ações que o arquivista deve empreender para realizar o diagnóstico da situação da massa documental acumulada e o levantamento do acervo documental;
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A descrição arquivística tem sido apresentada na literatura da área de forma reducionista em relação ao que de fato significa e representa, seja porque sua pertinência é tratada como restrita aos arquivos permanentes, seja porque é identificada com a própria elaboração dos instrumentos de pesquisa, estando vinculada, nas últimas décadas, ao cumprimento de padrões que visam à elaboração de instrumentos de pesquisa ou dispositivos tecnológicos para acesso às informações sobre os acervos arquivísticos.
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto a respeito da descrição de documentos de arquivo, abordando os seguintes aspectos:
1 os sete elementos obriga…
Para a implementação de um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) em determinada organização, é necessário que ela estabeleça um programa de gestão arquivística de documentos. No documento intitulado Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ Brasil), o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) apresenta diversas diretrizes essenciais para o desenvolvimento de sistemas voltados à gestão arquivística. A metodologia do planejamento e da implantação do programa de gestão arquivística de documentos, conforme o e-ARQ Brasil, é composta por oito passos não lineares (isto é, que podem ser desenvolvidos em diferentes estágio…
A função primordial dos arquivos permanentes ou históricos é recolher e tratar documentos públicos, após o cumprimento das razões pelas quais foram gerados. Tais arquivos são os responsáveis pela passagem desses documentos da condição de “arsenal da administração” para a de “celeiro da história”, na conhecida acepção do consagrado arquivista francês Charles Braibant. E a chamada teoria das três idades nada mais é que a sistematização dessa passagem.
Heloísa Liberalli Bellotto. Arquivos permanentes: tratamento documental. FGV editora, 2004, p. 23 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto acerca do ciclo vital dos docum…



