Na fase final de seu estágio probatório no cargo de Agente Administrativo da Secretaria de uma Câmara de Vereadores, Américo Brasileiro recebe o relatório sobre seu desempenho, elaborado pelo Diretor do Departamento de Pessoal a partir do acompanhamento feito pelo Diretor do Departamento em que o referido servidor se encontra lotado. A conclusão do relatório, que consubstancia o resultado do estágio probatório, é no sentido da inaptidão do servidor em virtude de ineficiência e impontualidade.
Ciente desse relatório, Américo se dirige ao seu superior hierárquico – o Diretor do Setor de sua lotação – e ofende-o, gravemente, com palavras de baixo calão e atribuição de acusações de ordem pessoal, além da alegação de estar sendo perseguido por ser mais competente que o próprio Diretor.
O fato é informado, oficialmente, ao Presidente da Câmara, que dirige consulta à Procuradoria da Casa, solicitando a análise jurídica da matéria e a indicação das providências a serem adotadas relativamente à vida funcional de Américo Brasileiro.
Na condição de Procurador, a quem, por distribuição do Procurador Geral, coube a análise do processo, EMITA parecer jurídico sobre este.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere situação hipotética a seguir.
Um militar de um estado da Federação deu entrada em um hospital pertencente à sua instituição para ser submetido a uma cirurgia programada de razoável complexidade.
A equipe cirúrgica foi composta por oficiais médicos e outros graduados nas suas especialidades, para o regular procedimento, integrantes do quadro da Polícia Militar. Após algumas intercorrências no curso da cirurgia, o homem veio a falecer.
A esposa e os filhos do militar ingressaram no juízo competente com uma ação ordinária visando ao recebimento de indenização por danos materiais e morais. Sustentaram como fundamentos jurídicos da ação que o óbito foi decorrente de técnica médica não r…
DISSERTAR sobre a responsabilização do Prefeito por ato de improbidade administrativa, abordando, pelo menos, os seguintes tópicos:
1 caracterização do ato de improbidade administrativa;
2 improbidade administrativa e crime de responsabilidade;
3 critérios para aplicação das sanções cominadas na Lei n. 8.429/92;
4 competência para a ação de improbidade administrativa;
5 legitimação ativa;
6 posição da pessoa jurídica de direito público no processo.
Apurou-se por meio de inquérito civil que a empresa de mineração “Extrativa das Montanhas” obteve, no ano de 2022, do Estado de Minas Gerais, Licenças Prévia (LP) e de Instalação (LI) concomitantes, com dispensa de realização de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), para construção de barragem pelo método a jusante, destinada à disposição de 1.000.000 m3 (um milhão de metros cúbicos) de rejeitos de mineração. A barragem pretendida se localiza a cerca de 9km (nove quilômetros) a montante do distrito de “Campineiros do Vale”, dentro da mancha de inundação hipotética e da zona de autossalvamento, com cerca de 1800 (um mil e oitocentos) moradores, cujas primeiras habitações datam de 1950.
Como Prom…



