SUPER BIZU PARA A PROVA DISCURSIVA DA PF (AGENTE, ESCRIVÃO E PAPILOSCOPISTA)

Professor Bruno Marques

A prova de Agente, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal (PF) ocorrerá na tarde do próximo domingo, dia 16 de setembro de 2018. É a primeira etapa rumo ao salário de R$ 11.983,26.

Para disputar a vaga, é fundamental que o candidato tenha um bom desempenho na prova discursiva. Afinal, valerá 13 pontos, sendo eliminados os candidatos que tirarem nota inferior a 6,5 pontos (nota mínima)!

Nesse sentido, preparei este artigo com o objetivo de te passar algumas informações gerais e, também:

TÉCNICAS E POSSÍVEIS TEMAS PARA A PROVA DISCURSIVA DE AGENTE, ESCRIVÃO E PAPILOSCOPISTA DA PF!

1º) INFORMAÇÕES GERAIS PARA O DIA DA PROVA

A primeira informação útil para ir bem na prova é não perder o horário no dia da prova. Então, para lembrar, a prova começará às 14h (horário de Brasília). Você deve chegar no seu local de prova com 1 hora de antecedência. Todavia, para isso, precisa sair bem mais cedo de casa.

Nos últimos concursos realizados em Brasília, o trânsito ficou engarrafado em vários pontos nas rotas para os locais de prova e muitos candidatos não conseguiram chegar a tempo. Então, não vacila! Saia de casa com antecedência.

Outra informação importante é saber montar uma estratégia de prova.

Você já sabe por qual prova/matéria vai começar a resolver? É melhor começar pela prova objetiva ou discursiva?

De fato, não há uma regra geral para responder a estas perguntas.  Todavia, uma estratégia que funciona bem para a maioria das pessoas é:

  1. Ler a prova discursiva e anotar o que você lembrar sobre cada tópico (não precisa resolver a prova discursiva).
  2. Iniciar a prova objetiva. Começar pela matéria que mais domina e, depois, seguir para as que menos domina (pule as questões que não souber responder).
  3. Marcar na folha de respostas todas as questões resolvidas da prova objetiva.
  4.  Voltar para a prova discursiva e resolver a questão. Se tiver tempo de sobra, pode fazer um rascunho; se não, utilize o rascunho eficiente e vá para a folha definitiva.
  5. Voltar para as questões que deixou em branco na prova objetiva e ficar até o último minuto tentando respondê-las.

 2º) COMO A BANCA CESPE VAI CORRIGIR A SUA REDAÇÃO?

O espelho do CESPE divide a correção em 2 partes: Aspectos Macroestruturais e Micro estruturais.

Os aspectos macroestruturais terão pontuação positiva e os aspectos micro estruturais, negativa.

Nos aspectos macroestruturais, o CESPE deve dividir a pontuação da seguinte maneira: 0,65 pontos para Apresentação e Estrutura Textual e 12,35 pontos para Desenvolvimento do Tema. Veja que a soma dá 13 pontos.

Em Apresentação e Estrutura Textual, a Banca vai observar alguns aspectos estruturais, como legibilidade, respeito às margens, indicação de parágrafos e organização das ideias em texto estruturado.

Há uma nova tendência da Banca Cebraspe em descontar pontos de candidatos que não escrevem parágrafos de introdução e conclusão. Então, não deixe de escrevê-los, mas também não gaste muitas linhas nesses parágrafos. No máximo 3 linhas para cada.

Se quiser ver mais informações para gabaritar a parte de Apresentação, baixe a Aula Demonstrativa disponível em:

https://voceconcursado.com.br/cursos/curso-discursiva-pf-2018/

Dessa forma, conseguirá ver todas as dicas em 5 minutos! Além disso, poderá entender melhor como funciona o critério de correção da Banca.

Já no aspecto micro estrutural, a Banca vai descontar os erros gramaticais. O cálculo é simples:

1º) soma da quantidade de erros que o candidato cometeu, multiplicada por 2;

2º) quantidade de linhas que o candidato escreveu;

3º) divisão do passo 1 pelo 2.

Para um aluno que escreveu 30 linhas perder 1 ponto na prova no aspecto micro estrutural, precisaria cometer 15 erros gramaticais, isto é, um erro a cada 2 linhas!

Dessa forma, observe que o aspecto mais importante da prova é o Desenvolvimento do tema, que, por sua vez, está ligado ao conhecimento sobre o conteúdo. Vamos falar sobre isso!

 

3º) COMO VOCÊ DEVE RESPONDER AO TEMA?

A Banca CESPE tem um modelo próprio de elaborar questões discursivas. Em regra, o enunciado da questão discursiva é o seguinte:

O Texto motivador mostrará o posicionamento da Banca sobre determinado Assunto. Serve apenas para lhe dar um posicionamento sobre o tema.

O Comando da questão serve para indicar o tipo de texto e o Tema da questão. A Banca pedirá para elaborar um texto dissertativo.

Por fim, os Tópicos são as perguntas que você deverá responder. Você transformará os tópicos em tópicos frasais e deverá posicioná-los no início de cada parágrafo.

Para não errar e aumentar as chances de ganhar pontos em Desenvolvimento do Tema, você fará um parágrafo para responder a cada Tópico.

Ok, Bruno! Já sei como devo responder à prova. Mas para tirar uma nota boa, precisarei ter um conhecimento mínimo sobre o TEMA, certo?

Sim, por isso listei alguns possíveis temas que podem ser cobrados na sua prova.

4º) POSSÍVEIS TEMAS PARA A PROVA DISCURSIVA DE AGENTE, ESCRIVÃO E PAPILOSCOPISTA DA PF

O edital traz a seguinte informação sobre o tema da prova:

10.3 Para os cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal, a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 13,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora.

Resumindo: pode cair qualquer assunto!

Mas, para não ter que estudar tudo, selecionei alguns temas de Atualidades um pouco mais específicos.

Com base na análise das últimas provas do CESPE e considerando que no último concurso da PF a Banca correlacionou um tema da atualidade com a atividade da policial federal, filtrei alguns temas “quentes” que podem ser cobrados na sua prova.

Tecnologia

Esse é um tema presente nosso dia a dia e que também levanta discussões no campo sociológico: quais os impactos da tecnologia na sociedade? Como a tecnologia impacta o meio social? Até que ponto é possível abrir mão do direito à intimidade para usufruir de facilidades digitais? Quais os riscos de se instituir muitas tecnologias nas investigações policiais?

Tomando como base esses questionamentos, são temas possíveis dentro da área de tecnologia:

  • Vantagens e desvantagens da tecnologia no dia a dia da ação policial.
  • Atuação da polícia federal no combate aos crimes cibernéticos.

Violência urbana

Esse assunto é amplo e pode ser tratado sob várias perspectivas. Uma delas é a respeito da crise no sistema prisional brasileiro. A situação dos presídios nos Estados e a greve dos policiais são temas recentes e atuais. Ademais, violência urbana envolve políticas de combate ao crime organizado, violência contra a dignidade sexual e diminuição da maioridade penal. São temas possíveis:

  • Ações que podem ser adotadas pela polícia para combater os crimes contra a dignidade sexual da mulher.
  • Problemas encontrados no sistema prisional brasileiro e proposta de ação para resolver a problemática.

 Combate ao tráfico.

Esse, sem sombra de dúvidas, é um tema quente para a prova. Afinal, ao entrar no site de notícias da polícia federal, cerca de 80% das notícias estão relacionadas a ações de combate ao tráfico de drogas. Todavia, ainda, o assunto ainda envolve tráfico de pessoas, mercadorias não declaradas e proteção da fronteira. Sendo assim, é possível cair:

  • Ação da polícia federal no combate ao tráfico de drogas nas fronteiras e ao comércio ilegal de mercadorias.
  • Políticas de prevenção ao tráfico de mulheres e crianças.
  • Políticas anti drogas

Migração e terrorismo

São vários os fatos que trouxeram esses assuntos à tona. Entre eles, estão:

1) a Copa do Mundo, na qual a França, conhecida por ser um dos países europeus mais xenofóbicos do Mundo, foi campeã com um time, no qual 11 jogadores eram descendentes de imigrantes;

2) Políticas rígidas adotadas pelos Estados Unidos de controle migratório, que ganharam destaque após a publicação de uma reportagem na revista Time, na qual uma filha de imigrante é separada de sua mãe em uma ação policial no Texas.

Desta forma, pode ser que a Banca aborde os seguintes temas:

  • Ineficácia das leis de combate à migração e as mudanças de paradigma acerca das correntes migratórias.
  • Ações da Polícia Federal na prevenção de ataques terroristas no Brasil.

Logicamente, não tenho certeza se esses serão os temas da prova, mas o CESPE gosta desses assuntos, então vale a pena dar uma lida. Afinal, quem não gosta de pegar o Caderno de Questões e descobrir que sabe tudo sobre o Tema da discursiva? Dá muita tranquilidade na hora de responder a prova, não dá?

Se tiver mais tempo, também dê uma olhada nas últimas notícias sobre:

  • Educação e política.
  • Meio ambiente, desmatamento e sustentabilidade.

Pode ser que não caia nenhum desses temas na prova. Porém, se tiver lido um pouco sobre cada um, poderá aproveitar algum dos temas na elaboração da sua prova discursiva. Nenhum estudo é em vão.

Além disso, aplicando as técnicas de discursiva que expliquei nesse artigo, você já terá ferramentas para  obter uma boa nota.

Desejo a você uma boa prova!

Professor Bruno Marques

Veja também essas dicas do professor Marcelo Eustáquio:

 

Acompanhar
Notificar
1 Comentário
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Viviane
Viviane
2 anos atrás

Já foram abertas as inscrições para papiloscopista.
Fico no aguardo,
Grata,
Viviane Franco