Bizu TRF-4: O que precisa saber para não ser eliminado na prova discursiva do TRF-4?

Professor Bruno Marques

A prova do concurso do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF/4) está chegando. Estou acompanhando um grupo de candidatos e esses últimos dias tem sido uma correria, afinal, do Edital até a prova foram apenas 2 meses de preparação. Diante da quantidade de matérias, ocorre que alguns candidatos não conseguiram se preparar adequadamente para a prova discursiva do TRF-4. Então, elaborei uma lista com os pontos que

VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER ELIMINADO NA PROVA DISCURSIVA DO TRF-4!

Esse artigo é bem sucinto e possui conteúdo de peso, direcionado justamente para a reta final! Para quem já se preparou para a prova discursiva do TRF-4, é uma ótima revisão.

Todavia, se você não conseguiu fazer um treinamento de discursiva adequado, terá acesso ao que é há de mais importante para tirar uma ótima nota na sua prova discursiva do TRF-4 ou, ao menos, não ser eliminado!

Para começar, é importante saber que as estratégias de prova são diferentes para o cargo de Técnico Judiciário, área administrativa, e os cargos de Analista Judiciário/ Técnico Judiciário: apoio especializado.

Isso ocorre, pois os espelhos de correção são diferentes, logo, os critérios para conseguir a nota na prova de Técnico não são os mesmos para conseguir êxito nas provas discursivas dos demais cargos.

Professor, como será o Espelho de Correção da Banca FCC para cada cargo?

A banca terá 2 modelos de espelho de correção a depender do cargo: um específico para a Discursiva –Redação e outro para as Discursiva –Estudo de Caso.

Então, vamos começar falando sobre a Discursiva –Redação, que será aplicada no cargo de Técnico Judiciário, área administrativa.

Logo em seguida, aprofundaremos na Discursiva- Estudo de Caso.

DISCURSIVA do TRF-4 –REDAÇÃO

O Espelho de Correção para a Prova Discursiva – Redação conterá 3 critérios avaliativos: Conteúdo, Estrutura e Expressão.

Conteúdo

a) fundamentação e adequação dos argumentos ao tema;

b) capacidade de análise e senso crítico;

c) clareza e coerência na seleção de argumentos em defesa de ponto de vista relacionado ao tema.

Estrutura

a) O respeito ao gênero solicitado;

b) A progressão textual e encadeamento de ideias; relacionada aos conhecimentos específicos de cada cargo; e

c) Articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

Expressão

A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com o conteúdo desenvolvido. A avaliação será feita considerando-se:

a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o cargo/área/Especialidade;

b) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.

Na Prova Discursiva- Redação, quais os cuidados que se deve ter para organizar o texto e não perder pontos?

         Para que a estratégia seja eficaz, faremos uma análise de como ganhar pontos em cada critério avaliativo: conteúdo, estrutura e expressão.

CONTEÚDO

Primeiramente, no critério Conteúdo, a FCC vai buscar na introdução do seu texto o tema e a tese.  O tema estará expresso no enunciado ou deverá ser extraído do texto motivador.

Já a tese é o seu ponto de vista a respeito do tema. Minha dica é que anote a tese antes de começar a criar argumentos para os parágrafos de desenvolvimento, pois todos os argumentos do texto devem estar relacionados a ela.

Uma vez que organiza todas as ideais em volta da tese, consequentemente, você demonstrará fundamentação e adequação ao tema proposto.

Para avaliar esse critério, a banca vai buscar as informações nos parágrafos de introdução e conclusão.

Ademais, para conseguir nota em capacidade de análise e senso crítico, você deve selecionar argumentos que sejam bem elaborados.

Pode trazer fatos históricos, acontecimentos da atualidade, comparativo entre o que ocorria no passado com o que ocorre no presente, criar relação de causa e consequência, análise de um cenário hipotético em que não fosse seguido o seu ponto de vista, etc.

 

Dica do Concursado

A FCC gosta de uma abordagem mais profunda, voltada à filosofia e à sociologia. Não adianta apresentar senso comum! Você deve buscar um argumento e explorá-lo com profundidade. 

Por fim, vamos analisar o item “c” (clareza e coerência na seleção de argumentos em defesa de ponto de vista relacionado ao tema).

Aqui, a FCC vai analisar os seus parágrafos de desenvolvimento. Vai procurar o tópico frasal, que é a ideia principal do texto, e os argumentos que o sustentam.

Sendo assim, toda afirmação que você faz, deve possuir argumentos incontestáveis.

Ao final, ainda verificarão se a conclusão corrobora com os argumentos apresentados no decorrer do texto.

Dica do Concursado

Cada parágrafo deve apresentar um argumento. Não adianta fazer 3 parágrafos e falar a mesma coisa em todos. Além disso, é importante saber a diferença entre Tema, Tese, Tópico e Tópico Frasal.

 ESTRUTURA

A respeito do gênero solicitado (item a), a banca solicitará a redação de um texto dissertativo-argumentativo ou descritivo. Sendo assim, avaliará as características estruturais do gênero.

No caso do texto dissertativo, há duas estruturas que compõem o gênero textual: a Estrutura Formal e a Estrutura argumentativa.

A estrutura formal, que você já deve conhecer, é: introdução, desenvolvimento e conclusão. Porém, não basta obedecer apenas a essa estrutura, é preciso também se atentar à estrutura argumentativa.

A estrutura argumentativa é: assunto, tema, tese e tópicos.

Como já disse antes, o assunto, o tema e a tese devem vir na introdução. Já os tópicos são as ideias centrais dos parágrafos de desenvolvimento, que tem por função defender a tese.

A progressão textual e encadeamento de ideias (item b) pressupõe que os argumentos estão relacionados entre si e seguem uma sequência lógica durante o texto.

Dica do Concursado

Primeiro você explica argumentos mais conceituais e depois vai relacionando esses conceitos para reforçar a sua tese. É como construir uma casa, você começa pela base e depois faz o telhado.

Por fim, o aspecto “c” –a articulação de frases e parágrafos (coesão textual) – vai medir a capacidade de ligar os parágrafos tornando o texto uma unidade só!

Para tal, deverá utilizar adequadamente os elementos coesivos (pronomes anafóricos e catafóricos, conjunções, sinônimos, elipses etc.) para interligar os parágrafos e as orações dentro dos parágrafos.

 EXPRESSÃO

A banca vai analisar nesse critério avaliativo se o aluno sabe escrever e usar os recursos linguísticos. O domínio da norma culta formal é a análise de gramática. Para ir bem nesse aspecto, você deve optar por construir períodos curtos. Quanto menor o período, menor a chance de errar.

Na análise do desempenho linguístico e da adequação do nível de linguagem, a Banca espera que o candidato utilize um vocabulário formal.

Dica do Concursado

Não precisa usar palavras difíceis. Use palavras que você conheça, pois se inventar demais, pode não expressar o que você gostaria e acabar deixando o texto sem sentido (incoerente).

 

Quais os temas com maior chance de cair em cada prova?

A incerteza sobre o Tema da prova discursiva do TRF-4 é o que mais assusta os candidatos. Porém, quem está seguro da técnica de discursiva, não tem motivos para se preocupar.

Se está preparado para a prova objetiva e saber usar a técnica, não terá problemas em responder a prova discursiva do TRF-4, independentemente do assunto.

De qualquer modo, sempre é bom aprofundar o seu nível de conhecimento em temas que apresentam maior probabilidade de cair.

Com base no nosso conhecimento e experiência, bem como em uma análise das últimas provas da FCC, selecionamos alguns temas para você:

 

Pronto, agora que já viu o que será avaliado em todos os critérios avaliativos do edital, que tal ver como seria um modelo de discursiva-redação?

Se tiver interesse, basta clicar no link abaixo:

https://voceconcursado.com.br/blog/o-que-e-prova-discursiva-modelo-de-discursiva-resolvido/

Essas são algumas dicas para conseguir tirar ao menos o mínimo. No entanto, aconselho a treinar pelo menos uma redação antes da prova e encaminhar para correção, afinal, se tiver algum erro muito grave, você ainda terá tempo de arrumá-lo.

DISCURSIVA do TRF-4 –ESTUDO DE CASO

O Espelho de Correção para a Prova Discursiva-Estudo de Caso não terá uma estrutura pré-definida. Ele será montado de acordo com o conteúdo específico a ser cobrado.

Nesse tipo de prova discursiva, o objetivo do examinador será verificar se você abordou todos os pontos e respondeu corretamente ao que foi solicitado no enunciado.

Só para você ter uma ideia, veja esse espelho de correção da banca FCC aplicada em uma questão estudo de caso.

A nota máxima da prova era 50 pontos. Se analisar com cuidado, verá que a pontuação inteira foi dividida entre os dois itens de conteúdo do enunciado (a -25 pontos e b-25 pontos).

Sendo assim, a banca não avalia aspectos como estrutura textual ou expressão gramatical, mas tão somente o conteúdo.

Com isso, as principais dicas para a prova são:

  • Não faça introdução nem conclusão;
  • Faça um parágrafo de desenvolvimento para cada item;
  • Direcione a sua resposta apenas àquilo que foi solicitado no enunciado,
  • Mesmo que não saiba se está correta a resposta… responda!
  • Utilize todas as 20 linhas disponíveis, desenvolvendo a resposta de cada tópico.

Essas são algumas dicas para conseguir tirar ao menos o mínimo.

No entanto, aconselho a treinar pelo menos uma redação antes da prova e encaminhar para correção, afinal, se tiver algum erro muito grave, você ainda terá tempo de arrumá-lo.

Por fim, desejo a você uma boa prova e, se precisar de algo, estou à disposição.

 

 

 

 

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários