Concurso MP/MG (Instituto Consulplan) – Todos os cargos – Temas Inéditos para a Discursiva/Redação

Professor Bruno Marques

Imagine chegar no dia da prova do concurso do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG), organizado pela Banca Instituto Consulplan e ver que o tema cobrado na discursiva/redação você já conhece e treinou?!

O sonho de todo candidato é chegar no dia da prova discursiva já sabendo qual será o tema que será cobrado.

Ainda mais em um concurso concorrido como o do MP/MG, para os cargos de Oficial do Ministério Público e Analista do Ministério Público, organizado pela banca Instituto Consulplan.

Lembrando que a discursiva/redação do concurso do MP/MG terá as seguintes características, segundo o edital:

  • 13.7 A prova discursiva, para todos os cargos/especialidades, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada na mesma data, horário e local da prova objetiva de múltipla escolha.
  • 13.7.1 A prova discursiva será na forma de desenvolvimento de uma redação do tipo dissertativo sobre tema da atualidade.
  • 13.7.2 A prova discursiva deverá conter o mínimo de 20 (vinte) e o máximo de 30 (trinta) linhas.
  • 13.7.3 A prova discursiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.
  • 13.7.3.1 Será reprovado o candidato que não obtiver o mínimo de 50% (cinquenta por cento) do total dos pontos distribuídos na prova discursiva.
  • 13.7.4 Será penalizado o candidato que não obedecer aos limites de número de linhas definidos no subitem 13.7.2 deste Edital, havendo desconto de 0,2 (zero vírgula dois) ponto por linha aquém do mínimo estipulado.
  • 13.7.5 Será desconsiderado, para fins de avaliação, qualquer texto que exceda o máximo de linhas estipulado ou que seja escrito fora do formulário próprio fornecido.
  • 13.7.6 A prova discursiva para todos os cargos/especialidades abrangerá os seguintes itens de avaliação:

 

Para saber mais, veja o vídeo no qual explico todos os detalhes:

É claro que não é fácil acertar previamente qual será o tema cobrado na prova discursiva por qualquer banca, ainda mais a Banca Instituto Consulplan, que estava um pouco sumida dos concursos.

Contudo, com a experiência que temos e com um gigantesco banco de provas discursivas de concursos anteriores (mais de 16 mil temas), aumenta a chance de acertamos, como aconteceu no concurso de escrivão da PC/DF, dentre outros.

Então, sem delongas, vamos ver alguns temas de discursiva-redação inéditos no estilo da Banca Instituto Consulplan, para o concurso do MP/MG para os cargos de Oficial do Ministério Público e Analista do Ministério Público.

1º Tema

Texto I

A expectativa de vida no Brasil subiu para 76,8 anos em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram publicados hoje (25) no Diário Oficial da União.

Para os nascidos em 2019, a expectativa era viver, em média, até 76,6 anos. Em cinco anos, a expectativa de vida subiu 1,3 ano, enquanto em dez anos houve um crescimento de 3,3 anos.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-11/expectativa-de-vida-no-brasil-sobe-para-768-anos

 

Texto II

Promotoria recomenda medidas de proteção aos idosos contra a covid-19

Ministério Público do Estado recomendou à Prefeitura de Itaituba, à Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação da Instituição de Acolhimento do Município (IAMI) que adotem medidas para a garantia dos direitos dos idosos acolhidos no espaço diante da pandemia do novo coronavírus. A recomendação é assinada pelo promotor de justiça titular da 3ª PJ de Itaituba, Ítalo Costa Dias.

Prefeitura e Secretaria de Saúde terão que disponibilizar equipamentos de proteção (EPIs), vacinas H1N1 e testes para a covid-19 para todos os cuidadores, funcionários e acolhidos na Instituição de Acolhimento do Município de Itaituba (IAMI). Terão ainda que fornecer os insumos necessários para limpeza das instalações, higiene pessoal e proteção individual dos idosos e colaboradores, além dos oferecer equipamentos mínimos para monitorização dos sinais e sintomas de doença, especialmente infecção pelo novo coronavírus.

Pessoas idosas deverão ter atendimento preferencial garantido, especialmente aqueles acolhidos em instituições de longa permanência para idosos nos hospitais públicos de gestão do Município de Itaituba e também nas Unidades Básicas de Saúde, por se tratar de público mais vulnerável à contaminação pela covid-19.

https://www2.mppa.mp.br/noticias/promotoria-recomenda-medidas-de-protecao-aos-idosos-contra-a-covid-19.htm

 

Texto III

A partir da leitura dos textos de apoio (motivadores) e com base em seus conhecimentos, redija uma dissertação, que atenda à norma padrão da Língua Portuguesa, a respeito do tema “O aumento contínuo da expectativa de vida dos brasileiros e o papel do Ministério Público”.

Para ver o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui! (exclusiva para assinantes)

2º Tema

Texto I

MP fortalece combate a fake news durante a pandemia do coronavírus

De acordo com um estudo realizado pelo instituto Avaaz, cerca de 110 milhões de pessoas acreditam em pelo menos uma notícia falsa sobre a pandemia do coronavírus no Brasil. Para se ter ideia da dimensão do problema causado pela disseminação falsa de informações, esse número corresponde a sete em cada dez brasileiros.

O estudo divulgado mostrou ainda que as redes sociais (whatsapp e facebook) foram as principais plataformas utilizadas para a propagação das fake news, por serem utilizadas pelos brasileiros como fonte de informação. Nesse contexto repleto de notícias alarmistas, o Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber) do Ministério Público estadual participou de uma campanha virtual ‘Coronavírus – Fato ou Fake’, que visava alertar a população para que, antes de clicarem ou compartilharem notícias, conferissem se as informações eram verdadeiras em sites confiáveis.

 https://www.mpba.mp.br/noticia/55277

Texto II

MPF abre investigação sobre atuação de plataformas no combate a fake news e ataques na internet

Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil público para investigar a postura das principais redes sociais e aplicativos de mensagem no Brasil no enfrentamento às fake news e à violência digital. As empresas responsáveis pelo Whatsapp, Telegram, Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube terão que esclarecer como estão atuando contra práticas organizadas de desinformação que colocam em risco a saúde da população e o funcionamento das instituições democráticas.

http://www.mpf.mp.br/sp/sala-de-imprensa/noticias-sp/mpf-abre-investigacao-sobre-atuacao-de-plataformas-no-combate-a-fake-news-e-ataques-na-internet

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija uma redação sobre:

O PAPEL DA IMPRENSA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

3º Tema

Texto I

Entrou em vigor no dia 7 de junho de 2010, a Lei Complementar 135/10 – conhecida como Ficha Limpa. A Lei trata da proibição de candidaturas de pessoas com pendências judiciais e chegou à Câmara com assinaturas de mais de 1,6 milhão de pessoas. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que está à frente da iniciativa, pressionou o Congresso para que a aprovação ocorresse antes das convenções partidárias que começam em 10 de junho.

A aprovação do projeto Ficha Limpa é oriundo da pressão popular, reflete a indignação da sociedade, significa um avanço no amadurecimento das instituições brasileiras e ética na política. É inaceitável que pessoas com vida pregressa reprovável se candidatem a representar a sociedade brasileira, pois não são dignas de exercer um mandato popular e representar o interesse social.

Fonte: https://www.conjur.com.br/2010-jun-22/ficha-limpa-traz-luz-importancia-eticacidadania

 

Texto II

STF julga em fevereiro prazo de inelegibilidade pela Lei da Ficha Limpa

O plenário do Supremo Tribunal Federal vai retomar em 3 de fevereiro o julgamento que de uma ação que discute o prazo pelo qual um candidato é considerado inelegível pela Lei da Ficha Limpa, ou seja, vai decidir se a inelegibilidade pode exceder ou não o prazo de oito anos no caso concreto.

Em dezembro de 2020, o ministro Kassio Nunes Marques atendeu a um pedido do PDT e suspendeu um trecho da Lei da Ficha Limpa para que a justiça eleitoral realize a detração (desconto) da inelegibilidade que começa a ser cumprida desde a condenação de segunda instância e do período de cumprimento da pena.

Alguns dias depois, o ministro Luís Roberto Barroso decidiu paralisar a posse de políticos que tentam liberar o registro de sua candidatura com base na decisão de Kassio Nunes Marques sobre a Lei da Ficha Limpa.

Fonte: https://www.oantagonista.com/brasil/stf-julga-em-fevereiro-prazo-de-inelegibilidade-pela-lei-da-ficha-limpa/ em (11/01/2022)

 

Texto III

Considerando que os fragmentos de texto acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do seguinte tema:

Lei da Ficha Limpa: Um dos pilares do combate à corrupção ou legado de “candidatos laranja”?

Relacione o seu texto com as competências constitucionais do Ministério Público.

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

Gostou dos temas de discursiva/redação inéditos elaborados no estilo da Banca Instituto Consulplan?

Se você quer mandar bem na prova de discursiva/redação, matricule-se no Curso de Redação para o concurso do MP/MG – Banca Instituto Consulplan, para os cargos de Oficial do Ministério Público e Analista do Ministério Público.

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários