Concurso ALEMA – CEPERJ – Consultor Legislativo Especial – Temas Inéditos para a Discursiva

Professor Bruno Marques

Imagine chegar no dia da prova do concurso de Consultor Legislativo Especial da ALEMA, organizado pela Banca CEPERJ e ver que o tema cobrado na discursiva você já conhece e treinou?!

O sonho de todo candidato é chegar no dia da prova de redação já sabendo qual será o tema que será cobrado.

Ainda mais em um concurso concorrido como o de Consultor Legislativo Especial da ALEMA, organizado pela Banca CEPERJ.

Lembrando que a discursiva do concurso de Consultor Legislativo Especial da ALEMA terá que ser elaborada em no máximo 15 linhas, algo novo para muitos candidatos.

É claro que não é fácil acertar previamente qual será o tema cobrado na prova discursiva por qualquer banca, ainda mais a Banca CEPERJ.

Contudo, com a experiência que temos e com um gigantesco banco de provas discursivas de concursos anteriores (mais de 16 mil temas), aumenta a chance de acertamos, como aconteceu no concurso de escrivão da PC/DF, dentre outros.

Então, sem delongas, vamos ver alguns temas de redação inéditos no estilo da Banca CEPERJ, para o concurso de Consultor Legislativo Especial da ALEMA.

1º Tema

O Estado, como pessoa jurídica, é um ser intangível. Somente se faz presente no mundo jurídico por meio de seus agentes, pessoas físicas cuja conduta é a ele imputada. O Estado, por si só, não pode causar danos a ninguém. Segundo o direito positivo, o Estado é civilmente responsável pelos danos que seus agentes causarem a terceiros. Sendo-o, incumbe-lhe reparar os prejuízos causados, mediante obrigação de pagar as devidas indenizações.

José dos Santos Carvalho Filho. Manual de direito administrativo. 32.ª ed. São Paulo: Atlas, 2018 (com adaptações).

Tendo como base as regras previstas na Constituição Federal de 1988 e o entendimento dos Tribunais Superiores, discorra sobre:

a) as principais diferenças de ação civil pública, ação popular e mandado de segurança coletivo.

b) a teoria da responsabilidade civil do Estado atualmente aplicada no direito brasileiro;

c) direito de regresso.

Para ver o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

2º Tema

Redija uma questão sobre o tema Vetos Presidenciais, abordando necessariamente os seguintes tópicos:

1) Conceitue o veto presidencial e o seu prazo de sobrestamento na pauta.

2) Quais são os prazos e as condições do Presidente da República na análise dos vetos?

3) Qual a diferença entre um veto total e um veto parcial?

4) Aborde as condições para votação de um veto na Sessão do Congresso Nacional e qual encaminhamento se for derrubado pelos parlamentares. Qual o placar necessário em cada uma das Casas para derrubar um veto presidencial?

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

3º Tema

A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) é um diploma legal brasileiro que regulamenta a utilização de recursos públicos. Os seus mecanismos buscam fazer com que os governantes controlem seus gastos, respeitando limites de despesas e cumprindo metas orçamentárias. É uma lei importante para a manutenção do equilíbrio das contas públicas.

Essa lei determina que os estados e municípios não podem ultrapassar em porcentagem da receita corrente líquida o limite de 60% com despesas de pessoal.

Disponível em: https://www.politize.com.br/lei-de-responsabilidade-fiscal/

Diante desse contexto, responda ao que se pede a seguir

  1. Cite duas competências constitucionais comuns dos estados e duas competências para legislar concorrentemente dos estados, destacando a possibilidade de competência legislativa plena aos estados.
  2. Discorra sobre a competência constitucional do estado em matéria de saúde.
  3. Informe se a definição de um teto de gastos particularizado aos estados representa uma intromissão na autonomia financeira da União dos Entes subnacionais. Justifique sua resposta.

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

Gostou dos temas de redação inéditos elaborados no estilo da Banca CEPERJ?

Quer ver mais temas de discursiva especialmente selecionados para o concurso de Consultor Legislativo Especial da ALEMA – Banca CEPERJ?

Então acesse a seleção de Temas Quentes para esse concurso!

Deixe seu comentário se você gostou dos temas de redação e comente também qual outro tema de redação que você acha que tem chance de ser cobrado na prova do concurso de Consultor Legislativo Especial da ALEMA – Banca CEPERJ.

Se você possui dificuldade com a prova de redação, se matricule no nosso exclusivo Curso de Redação para o concurso de Consultor Legislativo Especial da ALEMA – Banca CEPERJ.

Link para participar do Telegran da Academia de Discursivas: https://t.me/academiadediscursivas

Instagram: @prof.brunomarques

Academia de Discursiva: https://voceconcursado.com.br/cursos/academia-de-discursivas/

 

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários