99% dos candidatos caem nessa “armadilha” –  Prova Discursiva

Professor Bruno Marques

Quando vamos fazer uma prova discursiva, o ritual é conhecido. A banca fornece duas folhas para elaborar a redação: Uma folha para rascunho e uma folha para a redação definitiva.

Todas as bancas possuem uma folha de resposta definitiva e uma prova para rascunho.

Porém, poucos sabem que a folha para rascunho, quando mal-usada, prejudica mais do que ajuda.

A reação normal do candidato, induzida pelo nome da folha, é fazer um rascunho, ou seja, uma versão completa do texto, antes de passar a limpo para a resposta definitiva.

Folha de rascunho - Prova DiscursivaComo, em regra, a redação tem que ser realizada junto com a prova objetiva, gerenciar o tempo é um grande desafio.

Fazer prova discursiva já é difícil. Quando ainda temos que escrever à mão rapidamente, hábito que poucos cultivam, o desafio é ainda maior. Por isso, nem sempre temos tempo suficiente para escrever um rascunho e depois ainda passar a limpo a redação!

A folha para rascunho normalmente é usada para que você escreva sem se preocupar com a rasura. Depois de finalizado o rascunho, então você passa a limpo a sua redação para a folha de resposta definitiva.

Veja que nessa situação você faz a redação 2 vezes. E para alguns candidatos, a redação do rascunho não tem nada a ver com a redação que foi passada para a folha definitiva.

A meu ver, fazer o rascunho desse modo trata-se de uma perda de tempo. Para quem está praticando a redação e conhece bem a estrutura de uma dissertação ou peça técnica, não aconselho que se faça esse tipo de rascunho.

 

Utilizando folha de rascunho de forma eficiente

Utilize o rascunho para colocar as ideias principais do texto dentro da estrutura da redação. Essas ideias são organizadas em tópicos. Depois de estruturada, basta passar as ideias principais para a folha definitiva utilizando os conectivos.

Em outras palavras, você deve identificar no comando da prova os principais tópicos a serem abordados, e então desenvolver na folha de rascunho os argumentos ou exposições que irá utilizar para cada um deles na folha definitiva.

“Mas professor, e se eu errar na folha de resposta definitiva?”.

A resposta é simples: Você passa um traço em cima da palavra que errou e continua escrevendo na frente. A banca não tira ponto por esse tipo de rasura! Além disso, é melhor entregar uma redação com rasura dentro do tempo e com conteúdo, do que uma redação pela metade e feito às pressas, não acha?

Porém, há provas em que a prova objetiva é aplicada em um dia e a discursiva em outro. Nesses casos, sobra mais tempo para desenvolver uma boa discursiva, ainda que duas vezes.

Independentemente do modo que você queria fazer o rascunho, a única certeza é de que é preciso treinar! Faça várias discursivas, é bom para fixar o conteúdo, melhorar a caligrafia e, o melhor, para aperfeiçoar a técnica.

Tenho certeza que essa pequena dica irá ajudar você, como tem ajudado vários de meus alunos dos cursos de discursivas, a conquistar sua aprovação.

Abraço!

Professor: Bruno Marques

 

Acompanhar
Notificar
6 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
leotivi
leotivi
Aluno
6 anos atrás

Obrigado pela dica!

Samuel de Sá
Samuel de Sá
5 anos atrás

Sério?! A Banca não tira ponto se eu fizer um risco em uma palavra errada? Achei que esse tipo de erro resultasse em redação nota zero. Consequentemente, se acontecesse comigo, eu simplesmente iria desanimar e desistir da dissertação. Obrigado pela boa notícia.

larissa
larissa
4 anos atrás

Oi, se a minha assinatura ultrapassar a linha indicada eu posso zerar? No cabeçalho, no local indicado para a assinatura da banca FCC… digo isso pois eu desço a “perninha” do M e acaba passando a linda demarcada (a perninha do M atravessa a linha, sentido para baixo).

Barbara
Barbara
Aluno
10 meses atrás

Estou preocupada. Farei prova do Cebraspe cujo edital não previu essa solução. Já vi editais que previram explicitamente, tanto Cespe como FGV. Alguns professores orientam usar a palavra “digo”, outros dizem que isso configura quebra da Impessoalidade na dissertativa solicitada. E, para completar, já vi processo de aluno que teve a nota zerada por riscar sinal gráfico no Cespe. Poderiam dar uma sugestão?

Gabriela
Gabriela
Inscrito
7 meses atrás

Estou preocupada. No último domingo, 20/08, realizei uma prova organizada pela banca Vunesp. Acabei esquecendo de assinar a folha de redação. Porém assinei todos os demais documentos: lista de presença, gabarito oficial, fiz a transcrição da frase, carimbei a digital. Gostaria de saber se posso ter a minha redação anulada. Nesse caso, cabe recurso?