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Q95818 | Administração Financeira e Orçamentária (AFO)
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2018
Órgao: ALESE - Assembleia Legislativa de Sergipe

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Do sistema contábil de um estado brasileiro foram extraídos os dados a seguir quanto às despesas correntes do Poder Legislativo, incluído o Tribunal de Contas do Estado, referentes ao exercício financeiro de 2017, com valores em reais:


−  Despesa orçamentária empenhada durante o exercício financeiro de 2017 classificada por elemento de despesa.


−  Despesa que se refere ao elemento de despesa reconhecida no resultado patrimonial do exercício financeiro de 2017 conforme o regime de competência.


−  Despesa orçamentária paga durante o exercício financeiro de 2017 classificada por elemento de despesa.
 
Elemento de Despesa Despesa

Empenhada
Despesa conforme o Regime

de Competência
Despesa Paga
11 − Vencimentos e Vantagens Fixas − Pessoal Civil 35.000.000,00 32.000.000,00 30.500.000,00
12 − Vencimentos e Vantagens Fixas − Pessoal Militar 6.000.000,00 5.900.000,00 5.500.000,00
13 − Obrigações Patronais 13.000.000,00 12.000.000,00 11.800.000,00
30 − Material de Consumo 9.000.000,00 8.500.000,00 8.900.000,00
34 − Outras Despesas de Pessoal decorrentes de
Contrato de Terceirização
1.200.000,00 1.100.000,00 1.000.000,00
36 − Outros Serviços de Terceiros − Pessoa Física 2.100.000,00 1.800.000,00 1.800.000,00
43 − Subvenções Sociais 420.000,00 400.000,00 390.000,00
46 − Auxílio-Alimentação 1.200.000,00 1.200.000,00 1.100.000,00
94 − Indenizações e Restituições Trabalhistas 780.000,00 730.000,00 710.000,00
 
A Receita Corrente Líquida referente ao exercício financeiro de 2017, apurada de acordo com as determinações da Lei Complementar nº 101/2000, foi R$ 1.800.000.000,00.


Com base nessas informações, apresentando os cálculos que justifiquem a sua resposta, PEDE-SE:


a.   O valor total da despesa orçamentária classificada no grupo de natureza da despesa Outras Despesas Correntes, e que impactou o resultado de execução orçamentária, conforme estabelece a Lei nº 4.320/1964, referente ao exercício financeiro de 2017.


b.   O valor da despesa total com pessoal, referente ao exercício financeiro de 2017, e apurado de acordo com as determinações da Lei Complementar nº 101/2000 para fins de verificação do atendimento do limite máximo da despesa total com pessoal do Poder Legislativo, incluído o Tribunal de Contas do Estado.


c.   O valor do limite máximo da despesa total com pessoal referente ao exercício financeiro de 2017, determinado em conformidade com a Lei Complementar nº 101/2000, do Poder Legislativo, incluído o Tribunal de Contas do Estado.


d.   Determinar se o Poder Legislativo (considerando em conjunto o Tribunal de Contas do Estado) estava, em 31/12/2017, impedido de criar cargo, emprego ou função.

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MatériaAdministração Financeira e Orçamentária (AFO)
BancaFCC

A equipe de fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU), na análise da Lei Orçamentária Anual (LOA), verificou que as emendas parlamentares, legalmente inseridas no orçamento durante o processo de aprovação, não foram empenhadas durante o exercício financeiro. A justificativa apresentada pelo Poder Executivo foi de que o orçamento não é impositivo, razão pela qual ele pode optar por não executar todas as despesas previstas na LOA, sem precisar apresentar justificativas.

Com base nessa situação, discorra sobre a diferença entre o orçamento autorizativo e o impositivo e se manifeste, de forma fundamentada, sobre acatar ou não a justificativa do Poder Executivo.

As seguintes situações se referem a determinado órgão público.

 I Precatórios alimentícios emitidos em dezembro de 20X1 serão pagos em janeiro de 20X2.

II Em janeiro de 20X2 serão recebidos e pagos os medicamentos adquiridos em dezembro de 20X1.

III Materiais escolares adquiridos e recebidos em dezembro de 20X1 serão pagos também em dezembro de 20X1.

Tendo por base essas situações hipotéticas, responda ao que se pede a seguir.

  1. Conceitue restos a pagar e estabeleça a distinção entre os tipos existentes.
  2. Cite para cada uma das três situações expostas no enunciado, em que situação as despesas se encontram: restos a pagar processados, não processados, despesas empenhadas, liquidadas, pagas ou…

O Tribunal de Contas de determinado estado da Federadação realizou auditoria no Município X, de 41 mil habitantes. Devido ser um ano atípico, graças ao estado de calamidade pública, a proposta era averiguar a responsabilidade fiscal do Município X, tendo em vistas os gastos extraordinários ocorridos no exercício. No relatório preliminar de auditoria, constam os seguintes achados:
1) A relação entre receita corrente líquida e despesa com pessoal foi apresentada no seguinte quadro:

ANO RCL Despesas Executivo Despesas Legislativo
2010 550.000,00 251.000,00 31.000,00
2011 579.500,00 269.000,00 36.000,00
2012 599.000,00 320.000,00 36.500,00
2013 695.000,00 380.000,00 34.000,00
2014 7…

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