A aceitação de uma posição claramente periférica, assumindo um caminho de desenvolvimento supostamente fácil, com base no conhecimento importado, significa a renovação da dependência. É nesse aspecto que a política nacional de ciência e tecnologia (C&T) pode caminhar no sentido de minorar esses problemas e elevar a competitividade e a capacitação nacional. Para alcançar esse objetivo, a prioridade da política de C&T deve privilegiar a geração, absorção e difusão de novas tecnologias pelo setor industrial e outros setores da vida nacional. A reestruturação competitiva da economia brasileira, tendo em vista uma crescente integração com a economia mundial, tem como pressuposto a aceleração da capacitação do país em C&T e, para que isso ocorra, é necessário elevar os gastos em C&T, para que, em um curto espaço de tempo, seja recuperado o atraso acumulado, principalmente nos últimos vinte
anos.
J. Mattos e L Guimarães. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. São Paulo: Saraiva, 2005, p. x. (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um discurso parlamentar, posicionando-se acerca do seguinte tema.
INVESTIMENTO PÚBLICO PARA AS ATIVIDADES DE INOVAÇÃO EM EMPRESAS PRIVADAS
Em seu discurso, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- impacto das inovações na economia (desenvolvimento econômico e destruição criadora);
- inovações no contexto empresarial: diferencial competitivo ou imperativo;
- possíveis ganhos decorrentes das inovações radicais, incrementais, de produto ou processo;
- processo de inovação e seu custo;
- risco de inovar;
- políticas públicas para a inovação: opções do Estado para custear o processo de inovação;
- órgãos, políticas e iniciativas para o fomento à inovação no Brasil.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A FUNPRESP-EXE promoveu capacitação voltada ao planejamento estratégico, destinada a todos os gerentes e diretores da organização. O evento, que aconteceu no auditório da fundação, durante todo o dia, teve como objetivo nivelar o conhecimento dos participantes, facilitando assim o trabalho de construção do novo planejamento estratégico da instituição para os anos de 2025 a 2029. O diretor-presidente da Funpresp destacou a importância do evento. “Essa capacitação é essencial para que todos os gestores estejam alinhados com a visão estratégica da nossa fundação. Um planejamento bem-feito é a base para alcançarmos nossos objetivos de eficiência, transparência, baixo custo, produtos e serviços a…
Uma Prefeitura de capital brasileira decidiu ampliar o uso de ferramentas típicas do modelo de gestão pública gerencial, buscando maior eficiência administrativa e qualidade nos serviços públicos. Como parte dessa iniciativa, determinou que todos os contratos e programas governamentais deverão observar critérios ESG (Environmental, Social and Governance), incentivando práticas sustentáveis, inclusão social e governança ética.
Considerando que o texto tem caráter unicamente motivador, discorra sobre o os modelos de gestão pública e os critérios ESG. Em seu texto, aborde, necessariamente, o que se pede a seguir:
- Explique as principais características do modelo de gestão pública gerencial e co…
A empresa fictícia AlfaTech Soluções, do setor de tecnologia, tem passado por um processo de reestruturação organizacional para melhorar seus índices de produtividade e engajamento dos colaboradores. Como parte dessa transformação, a diretoria decidiu investir em práticas modernas de gestão de pessoas, reconhecendo que a liderança é um dos pilares fundamentais da boa governança, ao lado da estratégia e do controle.
Durante o processo, o setor de Recursos Humanos percebeu que os líderes da organização tinham estilos muito diversos, e nem todos demonstravam habilidades consistentes de liderança, o que impactava negativamente o clima organizacional e os resultados das equipes.
Diante desse cená…



