Um grupo de deputados federais está insatisfeito com a edição de decreto por determinado presidente da República. Nesse decreto, são adotadas as seguintes providências: a) transferência de atribuições entre o Ministérios; b) criação de cargos púbicos efetivos e de confiança; e extinção de alguns cargos efetivos, sendo que, entre esses, alguns estão vagos e outros são ocupados por servidores efetivos estáveis. Na visão dos referidos parlamentares, o ato presidencial invade a esfera de competência do Poder Legislativo.
O grupo de parlamentares pretende adotar uma providência, no âmbito do controle externo parlamentar, que venha impedir que o decreto continue surtindo efeitos.
A) Nesse caso, os deputados têm razão? Explique sua resposta.
B) Existe uma medida que poderia ser adotada nesse caso? Fundamente sua resposta, discorrendo qual e como seria o procedimento a ser adotado.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Analise o caso hipotético a seguir.
A Assessoria Jurídica da Câmara Municipal, visando a auxiliar as Comissões nos trabalhos legislativos, foi instada a proferir parecer quanto aos aspectos jurídicos e legais do projeto de lei ordinária nº 1.235/2021. O projeto de lei, referente à concessão de bolsas de estudo para alunos da rede privada de ensino superior, possui a seguinte redação:
Art. 1º. Perderá o benefício da bolsa de estudo o aluno que mover ação judicial contra o Município ou cujos pais ou irmãos a proponham.
Art. 2º. O pagamento deverá ser feito diretamente ao aluno beneficiado, com cheque nominal à Faculdade.
Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário e esta lei entrará em vig…
“Na teoria jurídica a palavra ‘segurança’ assume o sentido geral de garantia, proteção, estabilidade de situação ou pessoa em vários campos, dependente do adjetivo que a qualifica.
‘Segurança jurídica’ consiste na garantia de estabilidade e de certeza dos negócios jurídicos, de sorte que as pessoas saibam de antemão que, uma vez envolvidas em determinada relação jurídica, esta mantém-se estável mesmo se se modificar a base legal sob a qual se estabeleceu.
‘Segurança social’ significa a previsão de vários meios que garantam aos indivíduos e suas famílias condições sociais dignas: tais meios se revelam, basicamente, como conjunto de direitos sociais. A Constituição, nesse sentido, prefer…



