Um senador oposicionista solicitou a elaboração de discurso focalizando o atual quadro da saúde pública no Brasil, com destaque para a epidemia de dengue. O parlamentar quer conferir ao seu pronunciamento um claro sentido de denúncia e de crítica contundente ao que ele define como “total insensibilidade social, absoluto descaso do atual governo com as questões que mais diretamente afetam a vida dos brasileiros”. Como subsídio, o senador encaminhou dois textos publicados em jornais de circulação nacional, a seguir reproduzidos.
O Ministério da Saúde estima que, no fim de maio, os médicos terão notificado “até 200 mil novos casos de dengue em todo o estado do Rio de Janeiro”. A previsão foi divulgada por João Gabbardo dos Reis, subsecretário nacional de assistência à saúde do Ministério, que visitou o Rio de Janeiro para reservar 2.000 leitos na rede pública para vítimas da doença. O médico Ronaldo Gazolla, representante do Ministério no Rio de Janeiro, lembra que, para cada notificação oficial, há quatro casos não-informados. Assim, as autoridades federais admitem o cálculo de 1 milhão de casos no estado até maio.
In: Jornal do Brasil, 1.º/3/2002, capa (com adaptações).
In: Folha de S. Paulo, 4/3/2002, capa (com adaptações).
Com base na situação hipotética e nos textos apresentados acima, redija o discurso solicitado pelo senador.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Todo mundo sabe o quanto os erros de português irritam — não só os leitores, com razão, mas também os jornalistas, que ficam chateadíssimos quando percebem um deslize seu no papel. Isso se agrava no jornalismo impresso, em que o erro não pode ser corrigido, diferentemente da Internet — não que a sensação de culpa seja menor, mas pelo menos há uma forma de atenuar a falta de atenção.
Erros existem desde sempre, em todas as mídias, inclusive em trabalhos acadêmicos e livros de ficção e não ficção. Na imprensa, eles aparecem mais, já que são textos que atingem mais gente e normalmente repercutem mais. Todos procuram errar o mínimo possível, especialmente porque essas agressões à norma padrão fe…
A ouvidoria de determinado órgão público recebeu reclamação de um cidadão insatisfeito com o atendimento realizado pelo órgão em relação à prestação de informações sobre determinado procedimento administrativo. De acordo com o relato do cidadão, o servidor responsável pelo atendimento foi impaciente e não esclareceu de forma clara e adequada suas dúvidas, deixando-o sem as informações necessárias para a continuidade do processo, o que lhe gerou sentimento de frustração, visto que não conseguiu avançar no procedimento administrativo.
Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca da atuação da ouvidoria na resolução de problemas relacionados ao atendimento…
A despeito da previsão do direito de acesso à justiça no plano formal, não há como se desconsiderar a existência de inúmeros obstáculos que tendem a refletir diretamente na capacidade de efetividade de tal direito. Nesse sentido, o próprio hermetismo da linguagem jurídica pode figurar como um instrumento de cerceamento do amplo acesso à justiça.
A linguagem e o direito, como práticas sociais, são elementos interligados, não se questionando o fato de que o discurso jurídico no país, geralmente estabelecido por meio de linguagem formal (expressões técnicas), torna-se inacessível à maioria das pessoas.
No Brasil, além dos obstáculos diretamente relacionados às desigualdades sociais, o próprio t…



