Há um amplo debate em relação à gestão da política monetária, embasado na dicotomia regras versus ativismo. No entanto, essa dicotomia é uma simplificação exagerada e não representa a realidade que os bancos centrais enfrentam. Na prática, não existe uma regra absoluta que possa guiar a política monetária. Todos os regimes monetários são, em maior ou menor grau, sujeitos a algum tipo de ativismo. O ativismo pode ser guiado pelas preferências dos gestores do Banco Central ou fruto das mudanças no contexto político-eleitoral. Alternativamente, a intervenção na política monetária pode ocorrer dentro de um arcabouço institucional bem definido, em que os objetivos gerais e as táticas dos gestores – embora não suas ações – sejam estabelecidos a priori. Há evidência clara de que o sistema de metas inflacionárias gera esse arcabouço, permitindo a existência de um “ativismo restringido”. Ao impor uma estrutura conceitual e uma disciplina intrínseca ao Banco Central, sem eliminar totalmente a flexibilidade de sua ação, o sistema de metas inflacionárias combina as vantagens tradicionais atribuídas ao sistema de regras com as vantagens do ativismo na política monetária.
Com base no texto apresentado acima, elabore um parecer, fundamentado nos princípios conceituais e legais pertinentes, que contemple, justificadamente, da forma mais completa possível, os tópicos seguintes.
- O texto acima apresenta, de forma adequada, o debate recente sobre a gestão da política monetária?
- Quais são os limites e possibilidades da gestão da política monetária com base no sistema de metas inflacionárias?
- Que contribuição o Poder Legislativo poderia trazer para o estabelecimento e a manutenção do sistema de “ativismo restringido” conforme mencionado acima?
- Descreva, de forma clara e sucinta, o sistema de gestão da política monetária no Brasil. Até que ponto há semelhança entre ele e o sistema de metas inflacionárias como descrito no texto acima?
- Caracterize os principais aspectos e avalie a gestão da política monetária no Brasil ao longo dos últimos três anos. Mudanças ou aperfeiçoamentos poderiam ser feitos? Em caso afirmativo, quais?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Secretaria X está avaliando a viabilidade de novas políticas públicas voltadas à economia estadual, levando em consideração a interação entre bens complementares e substitutos, a estrutura dos mercados e a regulação da concorrência. No entanto, observou-se que algumas análises internas apresentaram equívocos conceituais que podem comprometer a qualidade das decisões estratégicas.
Considerando seu conhecimento econômico e a necessidade de uma nota técnica [Valor: 13,00 pontos], analise as situações apresentadas a seguir e corrija eventuais erros conceituais, justificando com base na teoria econômica:
- A equipe da Secretaria X argumentou que, em razão da queda do preço do arroz, a demanda po…
No período do governo militar, três programas governamentais foram fundamentais para a remodelação estrutural do Brasil: o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), o Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) e o Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). O PAEG promoveu mudanças institucionais que antecederam o chamado Milagre Econômico. O I PND, implementado entre 1967 e 1973, intensificou a produção industrial, especialmente de bens duráveis. No entanto, esses planos (PAEG e I PND) deixaram várias deficiências na estrutura produtiva do país, tanto internamente quanto externamente. Como resultado, a continuidade do crescimento econômico estava ameaçada e precisava de sol…
Análise a seguinte situação:
Ao chegar ao supermercado, você se depara com uma infinidade de produtos. São tantas marcas e versões que parece até inútil tentar se lembrar de mais do que 3 ou 4 opções (afinal, na próxima visita certamente surgirão novas).
Pão, leite, farinha, biscoitos (e bolachas!), queijo, requeijão, amendoins, leite condensado… Ufa, quanta coisa!
Lendo uma lista assim é impossível não imaginar a quantidade de coisas gostosas que poderíamos preparar para o próximo café da manhã, certo?
Mas a verdade é que, no mundo industrializado que temos hoje, cada vez menos os produtos são apenas leite, apenas farinha, apenas amendoim… E mais uma mistura de ingredientes estranhos.
Quem …



