sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q94070 | Administração Financeira e Orçamentária (AFO)
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2014
Órgao: TRF 3 - Tribunal Regional Federal da 3ª Região

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Considere a seguinte situação hipotética: Um funcionário do TRF ficou incumbido de participar do processo de elaboração do orçamento do órgão para 2013, acompanhar sua execução e elaborar o RGF.


Para tanto, deve executar os trabalhos em respeito aos ditames da legislação regedora da matéria, principalmente a Constituição Federal, a Lei nº 4.320/64 e a LRF.


Dessa forma, responda, fundamentadamente, às situações abaixo, relacionadas ao exercício do cargo.


A. Planejamento Orçamentário


A.1. Para a elaboração do orçamento devem ser atendidas, dentre outras, as seguintes regras: A.1.1) todas as despesas e receitas constarão pelos seus totais, vedada qualquer dedução; A.1.2) o total da despesa orçamentária não poderá ultrapassar o da receita orçamentária prevista; A.1.3) não deverão ser considerados dispositivos estranhos à previsão de receita e fixação de despesa. Essas três regras representam, respectivamente, quais princípios orçamentários?


A.2. O orçamento público pode prever despesas correntes e de capital. Assim, como devem ser classificadas, respectivamente, a previsão de despesas com diárias, passagens aéreas, locação de imóveis e aquisição de computadores?


A.3. A peça orçamentária deve prever o desdobramento da despesa com pessoal, material, serviços, obras e outros meios de que se serve a Administração pública para a consecução dos seus fins. Como é denominado esse desdobramento?


B. Execução Orçamentária


B.1. Para a realização da despesa pública devem ser apurados: a origem e o objeto do que se pretende pagar; a importância exata a pagar; a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação. A que fase da despesa se referem essas apurações?


B.2. O regime de adiantamento é destinado a despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação. Quais as condições previstas na Lei nº 4.320/64 para a realização de despesas por esse regime?


B.3. Com base nos balanços apesentados a seguir, relativos a 31/12/2013, calcule: B.3.1) resultado orçamentário do exercício; B.3.2) resultado financeiro do exercício; B.3.3) resultado patrimonial do exercício.
 
 
 
 
 
C. Relatório de Gestão Fiscal


Para a solução dos próximos itens devem ser utilizados os valores constantes dos quadros a seguir e o limite de gastos com pessoal do TRF da 3ªRegião deve ser o previsto na LRF para o Poder Judiciário Federal como um todo.
 
 
 
A LRF estabeleceu limites de gastos com pessoal para os entes da federação e seus poderes, que devem ser apurados quadrimestralmente e evidenciados no Relatório de Gestão Fiscal. Com base nos valores constantes dos quadros fornecidos:


C.1. qual o limite percentual de gastos com pessoal sobre a receita corrente líquida previsto para o Poder Judiciário Federal?;


C.2. calcular o percentual de gastos de pessoal do TRF da 3ª Região tomando-se o mês de dezembro de 2013 como referência;


C.3. há a necessidade de alerta por parte do Tribunal de Contas da União? Justifique sua resposta.


Nota: Não há a necessidade de indicação de artigos de lei para a fundamentação da resposta nem da demonstração dos cálculos. A abordagem apenas parcial acarretará desconto de 50% dos pontos atribuídos ao respectivo quesito.

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAdministração Financeira e Orçamentária (AFO)
BancaFCC

Objetivando financiar investimentos de infraestrutura nas áreas de saúde e educação do estado de Sergipe, o governador pretende fazer uma operação de crédito público por meio da captação de recursos financeiros no mercado financeiro interno, com prazo de 10 anos para pagamento.
Considerando a situação hipotética apresentada, discorra, de forma fundamentada na Lei de Responsabilidade Fiscal — LRF (Lei Complementar n.º 101/2000), a respeito dos seguintes aspectos:
1 classificação, quanto à temporalidade, do crédito público descrito na situação hipotética;
2 requisitos exigidos pela LRF para viabilizar esse tipo de operação.

Tendo como norte o programa 0034 – trânsito seguro, prioridade do exercício corrente nos termos da Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Diretor-Presidente do Detran/AP enviou anteprojeto de lei ao Gabinete Civil do Governador em que propõe que o Estado do Amapá conceda isenção do IPVA para veículos que, cumulativamente, não tenham sido empregados no cometimento de infrações de trânsito nos últimos três exercícios, bem como estejam continuamente registrados em nome de condutores sem infrações cometidas no mesmo período.

O anteprojeto, entretanto, foi restituído ao órgão para instruir o quanto exigido pelo art. 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal (renúncia de receitas).

Esclareça o que se quer …

A equipe de fiscalização, na análise da Lei Orçamentária Anual (LOA), verificou que as emendas parlamentares, legalmente inseridas no orçamento durante o processo de aprovação, não foram empenhadas durante o exercício financeiro. A justificativa apresentada pelo Poder Executivo Federal foi de que o orçamento não é impositivo, razão pela qual ele pode optar por não executar todas as despesas previstas na LOA, sem precisar apresentar justificativas.

Com base nessa situação, discorra sobre a diferença entre o orçamento autorizativo e o impositivo e se manifeste, de forma fundamentada, sobre acatar ou não a justificativa do Poder Executivo.

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários