Jair, domiciliado no Município de Manaquiri/AM e proprietário de terreno localizado no centro de Manaus, efetuou a permuta do referido terreno com Roberto, domiciliado em Manaus, que, em contrapartida, entregou a Jair uma chácara localizada na área rural de Manaus. Ambos os imóveis tinham o mesmo valor.
O negócio foi realizado por meio da lavratura de escritura pública de permuta, no dia 15/02/2018, em cartório localizado na cidade de Manaus. O registro da aquisição do imóvel urbano no Cartório de Registro de Imóveis foi realizado no mesmo dia.
O terreno estava localizado no perímetro urbano, próximo a uma escola e uma unidade de saúde, em rua asfaltada e com acesso ao sistema de distribuição de água canalizada e de energia elétrica.
Tendo em vista a boa localização do terreno, Roberto decidiu construir uma casa residencial no local, com quatro quartos, uma sala e dois banheiros, e para tanto contratou, em 26/02/2018, a Construtora Faz Bem Limitada, com sede na cidade de Rio Preto da Eva/AM.
A obra teve inicio em 05/03/2018 e foi concluída após um ano e dez dias, em 15/03/2019, ocasião em que o valor do serviço contratado foi pago, à vista, por Roberto à construtora.
Após obter os documentos referentes à conclusão da obra, junto a municipalidade, datados de 19/03/2019, foi realizada a averbação da obra no Cartório de Registro de Imóveis em 26/03/2019.
Considerando os eventos descritos, o período de tempo compreendido entre 01/02/2018 e 01/05/2019, e com base nas Leis Municipais nº 1.697, de 1983, nº 459, de 1998, nº 1.628, de 2011, e nº 2.251, de 2017, de Manaus, que tratam de impostos municipais, responda, justificando cada resposta:
a. Quais Fatos Geradores (FG) ocorreram, relativamente aos impostos municipais, cujo Município de Manaus seja o Sujeito Ativo?
b. Qual hipótese de incidência prevista na legislação levou a ocorrência da incidência tributária. Justifique.
c. Em qual data cada Fato Gerador (FG) se considera ocorrido? Justifique o motivo da escolha de cada data.
d. Quem é o Contribuinte de cada Fato Gerador (FG) ocorrido? Justifique.
A resposta deve indicar, separadamente, para cada imposto, cada Fato Gerador ocorrido, a hipótese de incidência prevista na legislação, a data em que se considera ocorrido o Fato Gerador, e o respectivo contribuinte. O candidato deve indicar claramente de qual imposto está tratando em cada parte de sua resposta.