Nas performances de origem africana hoje, podemos observar: o corpo é o centro de tudo. Ele se move em direções múltiplas, ondula o torso e se deixa impregnar pelo ritmo percussivo. A dança que subjuga o corpo nasce de dentro para fora e se espalha pelo espaço em sincronia com a música sincopada típica do continente africano. De tão insistente e envolvente, ela faz parte tanto do festivo, do religioso, como do cotidiano do povo brasileiro; das celebrações católicas aos folguedos e ritos afro como o candomblé e a umbanda.
LIGIÉRO, Zeca. Batucar-cantar-dançar: desenho das performances africanas no Brasil. Aletria: Revista de Estudos de Literatura. 2015.
Assim como no passado, em nosso presente a reconstrução da identidade africana em solo americano se dá por meio da recriação de ritmos, cantos e gestos específicos, ou, como propõe o autor, a partir do tripé “batucar-cantar-dançar”.
A partir do texto,
a) escolha exemplos de dança de matriz africana no Brasil e descreva seu papel nos movimentos de afirmação da identidade negra, a partir de 1970.
b) elabore uma proposta de atividade escolar que discuta as relações étnico-raciais e a formação da identidade negra no cotidiano da sala de aula. Indique os objetivos, o conteúdo selecionado, o desenvolvimento da atividade e uma sugestão de avaliação.