sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q90238 | Artes e Música
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2019
Órgao: Pref Salvador - Prefeitura Municipal de Salvador
Cargo: Professor - Pref Salvador

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Nas performances de origem africana hoje, podemos observar: o corpo é o centro de tudo. Ele se move em direções múltiplas, ondula o torso e se deixa impregnar pelo ritmo percussivo. A dança que subjuga o corpo nasce de dentro para fora e se espalha pelo espaço em sincronia com a música sincopada típica do continente africano. De tão insistente e envolvente, ela faz parte tanto do festivo, do religioso, como do cotidiano do povo brasileiro; das celebrações católicas aos folguedos e ritos afro como o candomblé e a umbanda.
LIGIÉRO, Zeca. Batucar-cantar-dançar: desenho das performances africanas no Brasil. Aletria: Revista de Estudos de Literatura. 2015.
Assim como no passado, em nosso presente a reconstrução da identidade africana em solo americano se dá por meio da recriação de ritmos, cantos e gestos específicos, ou, como propõe o autor, a partir do tripé “batucar-cantar-dançar”.
A partir do texto,
a) escolha exemplos de dança de matriz africana no Brasil e descreva seu papel nos movimentos de afirmação da identidade negra, a partir de 1970.
b) elabore uma proposta de atividade escolar que discuta as relações étnico-raciais e a formação da identidade negra no cotidiano da sala de aula. Indique os objetivos, o conteúdo selecionado, o desenvolvimento da atividade e uma sugestão de avaliação.

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaArtes e Música
BancaFGV
O desenvolvimento histórico da dança e de suas estéticas viveu um momento crucial entre o final do século XIX e início do século XX. Nessa virada, foi superada uma certa ideia e representação do corpo, em função do nascimento de uma nova antropologia, de uma nova visão do homem e de suas potencialidades expressivas e comunicativas. As formas da dança acadêmica deixaram de ser consideradas universais, pois não respondiam mais às exigências de uma concepção de corpo livre de condicionamentos e visões preconcebidas.
Estas mudanças estão na base da criação da dança moderna, processo que pode ser dividido em três períodos:
o período de ruptura com o balé clássico e de novas pesquisas form…
Segundo os PCNs, os jogos são uma maneira eficaz de o aluno se familiarizar com a linguagem do palco e com os desafios da presença em cena. Ao observar jogos teatrais, ao assistir a cenas e espetáculos, o aluno aprende a distinguir concepções de direção, estilos de interpretações, cenografia, figurinos, sonoplastia e iluminação. Em suma, aprecia o conjunto da encenação e desenvolve a atitude crítica.
a) Identifique e caracteriza duas estratégias de ensino/ aprendizagem que tenham, como foco, o jogo e o improviso no teatro.
b) Escolha uma estratégia de jogo e/ou de improviso no teatro e, a partir daí, elabore uma proposta de atividade para ser aplicada em sala de aula, nas séries finais do En…
As décadas de 1950-60 foram de excepcional fermento cultural na Bahia, tendo como polo irradiador a recém criada Universidade Federal (UFBA), que, sob o comando do reitor Edgar Santos, queria reinserir a cultura baiana no circuito das artes modernas do Brasil e de fora. Para isso, convidou intelectuais de peso: o diretor teatral Martim Gonçalves, a dançarina Yanka Rudzka, os músicos Ernest Wídmer e Walter Smetak e o maestro Koellreutter.
A respeito dos movimentos de vanguarda em Salvador, e do ambiente cultural da Escola de Música da UFBA naquele período, leia o depoimento de Caetano Veloso.
Lembro do pianista David Tudor, em 1961/62, apresentando peças de John Cage no salão nobre da reitori…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários